Encerramento do Curso de Formação de Formadores da Rede do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social

Do dia 21 de setembro ao dia 7 de dezembro foi realizado na sede da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), localizada no Instituto Florestal, dentro do Horto Florestal, em São Paulo, o Curso de Formação de Formadores voltado aos profissionais que atuam nos Núcleos de Educação Ecoprofissional (NEE) da Rede do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS).

Em parceria com o Instituto Florestal, o curso proporcionou aos educadores, coordenadores, técnicos e demais profissionais ligados ao PJ-MAIS, a manutenção e a atualização da metodologia pedagógica, dos objetivos, das políticas, dos princípios e valores que norteiam o programa, além de colocar à disposição guias de referência para o planejamento dos núcleos, programação de aulas, elaboração de oficinas e de conteúdos que podem ser abordados com os jovens ao longo dos 2 anos de formação integral e ecoprofissional.

O curso também orientou e ofereceu  ferramentas de suporte para a implementação de novos núcleos do programa. Temas como Ecomercado de Trabalho, Economia Solidária e Formação Integral do Ser Humano foram debatidos durante as oficinas.  Além disso, a Formação de Formadores teve como objetivo oferecer instrumentos de apoio à gestão de recursos humanos, financeiros e de infraestrutura para os NEEs, além de promover aos participantes uma oportunidade de desenvolvimento pessoal.

O Curso teve carga horária de 72 horas distribuídas em sextas-feiras e contou com oficinas de Ondalva Serrano, Bely Pires e Gabriel Menezes, diretores da AHPCE, Vanessa Cordeiro, coordenadora da rede do PJ-MAIS, Ana Cecília Bruni, coordenadora de Comunicação da AHPCE,  Rodrigo Victor e Elaine Rodrigues, do Instituto Florestal e com apresentações realizadas por membros dos Núcleos de Educação Profissional do Programa. No último dia do curso, foram entregues os certificados aos participantes.

A AHPCE  agradece o apoio do Instituto Florestal e a todos que com sua presença e colaboração enriqueceram a troca de experiências e contribuíram para o clima delicioso que se manteve ao longo de todo o curso!

Comente