Agência de Ecomercado

“Promover novos modelos socioeconômicos que não tenham como o objetivo o lucro mas o impacto positivo da atividade”.


O que é

A Agência de Ecomercado promove e apoia relações de mercado justas e sustentáveis, atuando com Capacitação e formação ecoprofissional, Incubação de empreendimentos e redes socioambientais e de economia solidária, Gestão de empreendimentos e projetos socioambientais e Apoio à produção, comercialização e crédito.


Objetivo

Visa fortalecer um conceito que abrange os vários campos da sociedade, conhecido como Ecomercado: aquele que incorpora os aspectos sociais, econômicos e ambientais nas atividades humanas para implantar de fato o desenvolvimento sustentável.


Resultados

Empreendimentos de impacto positivo com produtores rurais, comunidades tradicionais e populações de baixa renda em situação de vulnerabilidade social são fortalecidos em iniciativas importantes como:

  • Empório Mata Atlântica – comercializando produtos sustentáveis da Mata Atlântica.
  • Retratos do Gosto – em parceria com Instituto Atá, que vem incentivando a comercialização justa e crescente de melhores alimentos e promovendo o protagonismo de produtores e os produtos de qualidade superior para o consumidor final.
  • Ângela de Cara Limpa – com apoio do Instituto Auá, este empreendimento vem fortalecendo negócios sociais de coleta seletiva de resíduos sólidos e reciclagem, agroecologia urbana, educação e desenvolvimento comunitário, no bairro do Jardim Ângela (SP), importante região de mananciais da cidade.
  • Programa Produtor de Águas no município de Salesópolis (SP) – em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), desenvolve processo de regularização e adequação dos imóveis rurais à legislação ambiental, com levantamento de banco de áreas para recuperação de até 300 hectares no Alto Tietê.
  • Ordenamento da atividade extrativista de recursos naturais da Mata Atlântica em Ilha Comprida (SP) – em parceria com a Associação Slow Food Brasil e Instituto BioAustral atua no uso sustentável e ordenado de espécies nativas como a macela, pimenta-rosa e baunilha, melhorando a renda das famílias, a segurança alimentar e a conservação dessas espécies da Mata Atlântica, na região do Lagamar (SP).
  • Programa Osasco Solidária – em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão – SDTI de Osasco, o Instituto Auá desenvolve projetos de inclusão social com geração de renda para a sustentabilidade, como Agricultura Urbana e Panificação.
  • Planejamento metodológico e gestão do Centro Público de Economia Solidária de Carapicuíba (SP).
  • Parceria com o Instituto ATÁ – desenvolvimento do ecomercado com abertura de pontos comerciais de estímulo ao comércio justo, como o Box Mata Atlântica e Amazônia, no Mercado de Pinheiros.
  • Planejamento estratégico e implementação da unidade comercial e logística do Instituto Auá, envolvendo armazenamento e distribuição de mais de 300 produtos de 40 empreendimentos de economia solidária do segmento gastronômico.
  • Planejamento, incubação e desenvolvimento do empreendimento de Banqueteria com nativas dos biomas brasileiros e ingredientes do ecomercado e da economia solidária.
  • Promoção de Sistemas Agroflorestais de espécies Nativas da Mata Atlântica em áreas de mananciais no Alto Tietê, com identificação de áreas agrícolas, capacitação de produtores rurais e abertura de mercado.

Materiais


Livro "O Ecomercado de Trabalho"

Publicação sobre Ecomercado de Trabalho na Coleção Cadernos UNESCO Brasil



Empório Mata Atlântica – Conhecendo as Frutas Nativas do Bioma

Folheto sobre as Frutas Nativas da Mata Atlântica


Manual para Hortas Urbanas – Como produzir e comercializar alimentos saudáveis na cidades

Manual para hortas urbanas
 
 

Parceiros