Em campanha virtual, jovens ganham apoio e desembarcam em Feira de Ciências da USP

“A participação na FEBRACE 2014 foi uma intensa mistura de cultura, sotaques e comportamentos. Os dez jovens do Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social que estiveram lá ampliaram seus conhecimentos e, mais importante, viram que é possível ir além dos limites impostos pela sociedade. Do nervosismo para a auto-confiança, aprenderam a ser responsáveis e a acreditar que podem crescer”. Este foi o teor do agradecimento da coordenadora pedagógica do PJ-MAIS de Paraibuna, Larissa Neli Faria aos participantes da campanha do site Catarse de financiamento coletivo.

Graças ao apoio dos internautas, os jovens conquistaram a participação na FEBRACE, por meio da mobilização em rede e da percepção da importância de seu projeto. Este atingiu 4,3 mil reais em um mês, com patrocínio de 35 apoiadores, numa espécie de “vaquinha coletiva” que o Catarse promove.

Segundo Larissa, captar recursos não é algo fácil, foi um trabalho de formiguinha, a cada dia pensando em estratégias para conseguir atingir um maior número de pessoas e de doações. “Dentro de nosso município, as pessoas demonstraram a confiança que têm num projeto que acontece em seu próprio quintal, com jovens que mudam suas atitudes e crescem a todo momento”, conta.

No site, familiares, amigos, amigos de amigos e desconhecidos, fizeram suas doações, além de compartilhamentos e curtidas, que levaram os jovens “além do Vale” – nome dado à campanha.

Na FEBRACE, um dos projetos foi contemplado com o prêmio de “Excelência em Iniciação Científica” pela ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo a Ciência) e dois projetos foram agraciados com a Credencial para a FENECIT (Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia), que acontece lá em Recife (PE).

A participação foi um desdobramento da oficina de Iniciação Científica do Núcleo de Educação Ecoprofissional do PJ-MAIS em Paraibuna, que acontece desde 2008 sob a coordenação do Instituto H&H Fauser, no âmbito da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de SP. O processo de construção do saber científico pelos estudantes de escolas públicas estaduais de Paraibuna envolve muitos desafios. O primeiro deles é motivacional, de fazer com que os jovens sintam-se capazes, e depois, fazer com que instiguem o olhar crítico para a sociedade onde vivem, diagnosticando problemas e pensando em soluções.

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