Dia Mundial da Água é marcado por ações de conscientização em Mairinque

Cargill, Instituto Auá e Saneaqua levaram mensagens sobre descarte correto do óleo de cozinha usado em ações em praça pública

 

A Cargill, por meio da marca de óleos LIZA, se uniu ao Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, a Sanequa e a Prefeitura de Mairique para, no Dia Mundial da Água, lembrar a população do município sobre a importância da separação e o descarte correto do óleo utilizado na cozinha. Para isso, mudas de plantas e folhetos explicativos foram distribuidos na Praça Matriz de Mairinque durante todo o dia 22 de março. No mesmo local, centenas de pessoas participaram de oficinas sobre reutilização de materiais recicláveis. No total, as ações alcançaram aproximadamente 1.500 pessoas em um único dia de ação.

A Cargill mantém um dos maiores Programa de Logística Reversa de óleo e gordura vegetal residual do Brasil e, com isso, tem contribuído para uma cadeia produtiva mais socioambientalmente responsável. “Um dos maiores benefícios do Programa para o meio ambiente é a não poluição de rios e mananciais causada pelo descarte incorreto do resíduo e, por isso, não podíamos deixar uma data tão importante como essa passar em branco”, ressalta Fernando Janizello, analista de Sustentabilidade da Cargill Foods Brasil.

 

Meio Ambiente nas Escolas

Ao longo de 2016, a Cargill esteve presente em 128 escolas públicas dos munícipios paulistas de Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Itapecerica da Serra e Mairinque para incentivar a educação ambiental junto aos alunos e na comunidade do entorno. Por meio do programa Meio Ambiente nas Escolas, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e de Educação de cada município, a Cargill juntamente com o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e a Preserva Recicla, levou a importância da reciclagem de óleos comestíveis usados e a sensibilização da coleta seletiva para os alunos dessas regiões. Mais de 49 mil alunos foram beneficiados diretamente com as ações, mais de 17 mil litros de óleo residual foram coletados e quase nove mil embalagens recicláveis como PETs, Tetra Pak e latinhas de alumínio foram transformadas em outros objetos.

Em Mairinque, o projeto está presente em 100% das escolas municipais. “A sensibilização ambiental para a coleta de óleo e os resíduos sólidos faz a comunidade escolar ampliar a percepção para a importância de seu papel nas decisões comunitárias e do futuro desejado para seu ambiente”, explica Anne Trummer, Educadora Ambiental do Instituto Auá.

 

Programa Ação Renove o Meio Ambiente

Criado em 2010, com o objetivo de oferecer ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado, o programa articula parcerias com redes de supermercados, empresas e ONGs para implantação de mais de 600 pontos de coleta de óleo residual em oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul). Desde sua implantação, a Ação Renove já arrecadou mais de 1,5 milhões de litros de óleo residual, quantidade suficiente para poluir até 37,5 bilhões litros de água potável, o que representa o volume de água necessário para abastecer as necessidades básicas da população da cidade de São Paulo, com 11.967.825 pessoas por 28 dias*.

*De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene).

 

Sobre a Cargill

A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de 150 anos de experiência, ajuda a sociedade a prosperar. Possui 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham.   No Brasil desde 1965, é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias

 

Sobre o Auá

O Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental é uma ONG com 20 anos de existência, atuando com o propósito de valorização do potencial humano e fortalecimento de empreendimentos para a sustentabilidade. A frente de agroecologia do Instituto Auá investe em formas de cultivo que respeitam a natureza, a terra e o agricultor, com ênfase nos produtores familiares da Serra do Mar. Sempre com base no comércio justo que reverte em renda para a agricultura familiar e a valorização de empreendimentos locais. A ONG atua com quatro grandes empreendimentos socioambientais: a Aldeia Educadora, a Banca Orgânica, a Rota do Cambuci e a Agência de Ecomercado, do qual o Empório Mata Atlântica é uma das iniciativas. Também vem investindo na gestão de resíduos sólidos, por meio de ações educativas que apoiam a logística reversa, e tem importante parceria com o empreendimento Ângela de Cara Limpa, de reciclagem e desenvolvimento comunitário, no Jardim Ângela em São Paulo. Mais informações em www.aua.org.br | www.facebook.com/institutoaua

 

Informações para a Imprensa

Cargill
imprensa@cargill.com
(11) 5099-3127

S2Publicom
Paula Boracini – paula.boracini@s2publicom.com.br (11) 3027-0276 / (11) 98123-5235
Janahina Rodrigues – janahina.rodrigues@s2publicom.com.br (11) 3027-0200 ramal: 380
Viviane Santa Cruz – viviane.santacruz@s2publicom.com.br (11) 3027-0220

Comente