Dia do Meio Ambiente: plantio de mudas, atrações na Praça da Matriz e muita mobilização pela coleta de óleo usado nas escolas de Mairinque (SP)

“Lugar de óleo de cozinha usado é na escola”. Com esse mote, o Programa Meio Ambiente nas Escolas, parceria do Instituto Auá, Preserva Recicla e Cargill junto à Saneaqua e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação de Mairinque, lançou uma nova campanha para ampliar a conscientização e a destinação do óleo de cozinha usado na rede municipal de ensino.

As ações já acontecem desde o início de 2016 e partir do segundo semestre do ano passado foram ampliadas para toda a rede municipal de ensino. Todas as escolas se tornaram Pontos de Entrega Voluntária de óleo comestível usado e estão trabalhando para desenvolver atividades socioambientais que envolvam a comunidade escolar, além de promover a Educação Ambiental de forma transdisciplinar.

“O programa tem contribuído para o fortalecimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da Política Nacional de Educação Ambiental, pois uma ampla rede local de parceiros locais tem sido mobilizada para se juntar à campanha. O esforço de sociedade civil, setor público e privado unidos mostra que Mairinque pode se tornar um caso de sucesso em logística reversa de óleo comestível usado, contribuindo com a melhoria do meio ambiente da cidade”, declara Maurício Santos, gestor do projeto no Instituto Auá.

 No Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, houve uma atividade coletiva de plantio de 160 mudas de espécies nativas na Avenida Paulo Azzini, na Rua Antonio Alves de Souza e na Rua Tiradentes (em Nova Mairinque).

A Semana do Meio Ambiente também foi marcada por uma programação aberta ao público na Praça da Matriz, com a Feira de Sustentabilidade, que inclui jogos, coleta de óleo usado e adoção de animais, além de sensibilização pelo Instituto Auá sobre a importância da reciclagem do óleo. Elas aconteceram em parceria com a Saneaqua e Secretaria do Meio Ambiente e de Educação, a partir das 9 horas.

Para Márcio Barela, gerente de sustentabilidade da Cargill Foods Brasil, um dos maiores benefícios do programa para o meio ambiente é a não poluição de rios e mananciais causada pelo descarte incorreto do resíduo. “Por meio da Ação Renove o Meio Ambiente, oferecemos ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha. Já contamos com 600 pontos de coleta de óleo residual em oito Estados e completamos 2 milhões de litros de óleo coletados que deixaram de poluir 50 bilhões de litros de água”, ressalta.

Ao longo de 2016, o programa esteve presente em 128 escolas públicas dos munícipios paulistas de Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Itapecerica da Serra e Mairinque para incentivar a educação ambiental junto aos alunos e na comunidade do entorno, com foco na reciclagem de óleos comestíveis usados e a sensibilização da coleta seletiva para os alunos dessas regiões. No fim do ano, mais de 49 mil alunos foram beneficiados diretamente com as ações e mais de 17 mil litros de óleo residual foram coletados.

Comente