Curso de Panificação e Confeitaria revela talentos para o empreendedorismo em Osasco

Encerra-se na próxima semana a capacitação em Panificação e Confeitaria na cidade de Osasco, conduzida pelo Instituto Auá em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão – SDTI, que visou a formação dos participantes para um novo mercado de trabalho, pautado na sustentabilidade e na inclusão social.

O “ecomercado” de trabalho valoriza o perfil empreendedor, com foco no próprio negócio, além da ênfase nas práticas de alimentação saudável e no consumo sustentável.

Cerca de 120 alunos passaram pela capacitação em temas técnicos, como funções dos ingredientes e preparo dos produtos, mas também em um módulo dedicado exclusivamente ao aprendizado sobre empreendedorismo, com conteúdo sobre ecomercado, planejamento e gestão, inovação e cases de sucesso. O objetivo foi sempre sua autonomia e o estímulo a fazerem sozinhos o que aprenderam.

“Eles saem com o pensamento de serem empreendedores, pois ganharam autoconfiança e apoio para montar seu negócio e seguir em frente. Muitos alunos já atuavam com alimentação, mas esbarravam na falta de saberes sobre venda e como colocar o produto no mercado, o que foi passado ao longo do curso”, destaca Suzete Campos, técnica da SDTI no projeto.

Já é possível notar desdobramentos concretos do curso, com alunos tendo criado pães e outros produtos para venda em eventos na cidade, além de demonstrarem habilidade para a panificação, conforme um único ingrediente pode se traduzir em inúmeras receitas diferentes e em grande quantidade de produtos novos.

Para Maurício Santos, gestor do projeto pelo Instituto Auá, há muitos profissionais que pretendem dar continuidade ao aprendizado e espera-se que encontrem oportunidades em espaços de economia solidária existentes no município, como as feiras e o café do Espaço Criar, onde podem fornecer seus produtos que incluem a preocupação com a alimentação saudável e a origem dos ingredientes.

Fotos: Equipe SDTI (Eric Batista e Keka Esteves)

Comente