Cultura afrobrasileira instiga crianças a manifestarem lado artístico

Puxada de rede, capoeira de angola, samba, maculelê e capoeira regional, são todas manifestações tipicamente brasileiras com origens africanas e que, por esse motivo, contribuem para o conhecimento de nossas raízes. No Projeto Escolinha do Futuro, da AHPCE e Secretaria Municipal de Educação de Osasco, essas artes foram levadas aos alunos do ensino fundamental I, os quais foram além do aprendizado teórico, expressando na prática suas habilidades corporais, teatrais e artísticas.

No último dia 5 de dezembro, as crianças da EMEF Dr. Francisco Lumbrales Carneiro fizeram uma rica apresentação de fim de ano a partir das atividades da modalidade de capoeira do projeto. O público aprendeu que a puxada de rede é uma dança de pescadores que retornam do mar ou que o maculelê representa a força dos guerreiros africanos. “São todas manifestações culturais afro-brasileiras e muito importantes para o desenvolvimento das crianças, que encenam, dançam e jogam movimentos difíceis”, expõe Celso dos Santos Barbosa, educador de capoeira do Escolinha do Futuro há seis anos.

Segundo a diretora da escola, Vanice Pacio, essas atividades apoiam as criança no desenvolvimento da disciplina e respeito, e por fazerem parte do projeto tornam-se mais compreensíveis e calmas. “Isso tudo terá um peso lá na frente, pois o esporte ensina a competição saudável, importante na vida adulta. Os alunos se sentem fortes e reconhecidos neste tipo de trabalho”, diz Vanice.

Comente