Conselho do Meio Ambiente de São Roque conta agora com participação do Instituto Auá

A importante função dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMAs) de propor diretrizes para as políticas públicas ambientais, foi fortalecida com a seleção do Instituto Auá para fazer parte do novo COMDEMA de São Roque, trazendo a experiência da sociedade civil para o coletivo.

A gestão ambiental municipal abrange temas determinantes para a população, como a gestão de resíduos e de recursos hídricos, o uso e ocupação do solo, áreas verdes, poluição sonora e visual, até o saneamento básico.

“Por isso surpreende que setores como comércio e indústria, que afetam diretamente o meio ambiente, tenham se ausentado do CONDEMA de São Roque, pouco assumindo sua responsabilidade ambiental. De outro lado, a prefeitura compareceu com grande número de secretarias, demonstrando valorizar uma ação intersetorial e integrada”, expressa Ondalva Serrano, representante do Instituto Auá no CONDEMA.

A primeira reunião acontece em 21 de agosto na Câmara Municipal e já tem como importante pauta de discussão um espaço para a educação da população. A antiga estação de trem do distrito de Maylasqui pode se transformar num espaço para ações de educação socioambiental, com gestão em parceria pela prefeitura e uma entidade da sociedade civil.

Além disso, o COMDEMA tem coordenação do Departamento de Meio Ambiente, responsável por impulsionar a educação ambiental em São Roque e, nesse contexto, resgatar o Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo no município.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de São Roque foi criado pela Lei Municipal nº 3965 de 26 de março de 2013, e é integrante do Sistema Nacional e Estadual do Meio Ambiente, tem por objetivo de manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo, preservá-lo e recuperá-lo para as presentes e futuras gerações. Sua composição é de 14 membros, sendo sete do Poder Público e sete da sociedade civil organizada.

Comente