Confira como foi a abertura da V Rota Gastronômica do Cambuci!

O Cambuci – bairro de São Paulo, batizado com o nome da fruta nativa da mata atlântica, sediou a abertura da 5 ª edição da Rota Gastronômica do Cambuci, nos dias 23 e 24 de março na praça Hélio Ansaldo, levando uma experiência saborosa ao público paulistano.

Alguns moradores do bairro já acompanham os festivais e elogiaram especialmente o nhoc ao molho de cambuci, especialidade de um restaurante do próprio bairro. Prova de que o cambuci vem agradando aos paladares mais exigentes. Outros, ainda não conheciam as deliciosas receitas feitas a partir do cambuci, como a geleia, o sorvete, o suco e a cachaça e se surpreenderam com seu gosto azedinho bem marcante.

Organizado pela Incubadora de Projetos Sociais Autofinanciados, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania do Município de São Paulo e com o apoio da AHPCE, o festival reuniu produtores de cambuci das cidades de Salesópolis, Paraibuna, Rio Grande da Serra, Mogi das Cruzes, São Paulo (Parelheiros e bairro do Cambuci) e Santo André (Vila de Paranapiacaba), que mostraram uma grande variedade de doces, salgados e bebidas, além de artesanatos e mudas de cambucizeiros.

A Rota Gastronômica do Cambuci é uma estratégia de conservação do meio ambiente e geração de renda, aliando aspectos culturais, ambientais e turísticos, por meio do resgate do cultivo e do consumo desta fruta, cuja árvore, o cambucizeiro, está em vias de extinção.

“Tenho 350 pés de cambuci em minha propriedade em Mogi das Cruzes e graças a Rota, eu posso conservar áreas de mata e obter renda com a venda dos produtos nos festivais” disse Alexandre, produtor de Mogi.

Partindo do bairro da capital paulista rumo ao interior, traçando um caminho que agrega festividades locais, a Rota irá transitar por todos os municípios integrantes.

Confira a programação e não perca!

Mogi das Cruzes – 6 e 7 de abril | Paranapiacaba – 27 e 28 de abril
Rio Grande da Serra – 17, 18 e 19 de maio | Parelheiros – São Paulo – 8 e 9 de junho
Caraguatatuba – 14 de julho | Salesópolis – 25 e 26 de maio e 9, 10 e 11 de agosto
Paraibuna – 23, 24 e 25 de agosto | Santo Amaro – São Paulo – 21 e 22 de setembro

Comente