Conexão Mata Atlântica tem pratos naturais do Sabor Nativo

Ao revelar que ingredientes regionais dos biomas brasileiros podem chegar ao prato do dia a dia, o Sabor Nativo – Buffet e Oficinas Gastronômicas aproximou mais uma vez sua culinária do grande público em recente evento realizado no Instituto Florestal de São Paulo. O Seminário de Pesquisas Científicas do Projeto Conexão Mata Atlântica aconteceu no último dia 12 de setembro e, por seu objetivo voltado a conectar territórios e comunidades do bioma, fortaleceu a proposta do Instituto AUÁ para a Mata Atlântica.

O desenvolvimento da pesquisa científica de espécies como o Cambuci, fomentando seu uso sustentável em zonas de amortecimento de Unidades de Conservação é chave para o projeto Conexão Mata Atlântica. “Ao servir pratos com espécies nativas, quisemos fazer esta provocação, ou seja, levar as pessoas a olharem o que temos de riqueza na Mata Atlântica”, reforçou Celly dos Santos, gestora do projeto na Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.

Entre outros pratos, a chef Glaucia Ferreira apresentou o Mix de salada de frutas da estação com iogurte, mel e granola de Juçara, Suco tropical de Butiá e de Cambuci com Hortelã, Salada de Quinoa Asiática com Jerivá, Bolo de cacau com castanha do Pará e suco de Uvaia.

Segundo Paula Souza, assistente de gestão do Conexão Mata Atlântica, o projeto tem como premissa inovadora orientar os recursos financeiros para os atores da cadeia que promovam a conservação do bioma. Isso significa contratar mão-de-obra local para os eventos, fomentar a participação das comunidades no projeto e promover alimentos com base sustentável. “A escolha do Sabor Nativo baseou-se nesta ideia. Os pratos, além de natural, trazem uma sensação marcante de equilíbrio entre os sabores”, opinou.

Comente