Coleta seletiva com educação ambiental ganha escolas de Cotia

A partir de setembro, a população de Cotia recebe a campanha “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola”, que faz com que a cidade seja mais uma referência na coleta seletiva, com a promoção de atividades de educação ambiental na rede pública. A campanha é parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas, que existe desde 2011 no município, e permite às Associações de Pais e Mestres – APMs de cada unidade de ensino receberem o recurso proveniente da venda deste resíduo, para reinvestir na escola em ações ambientais e de melhoria.

Agora, o objetivo é tornar a comunidade escolar protagonista das ações de coleta do óleo de cozinha, envolvendo todos os cidadãos, como empresas, poder público e moradores, com os benefícios da coleta para o meio ambiente limpo e a educação dos jovens. A iniciativa é uma realização do Instituto AUÁ e Preserva Recicla, com patrocínio do Óleo Vila Velha e parceria com Óleo Sustentável e Prefeitura Municipal de Cotia.

O município de Cotia é um marco na história do Programa Meio Ambiente nas Escolas, pois foi nesta cidade do Cinturão Verde de São Paulo que o gene da proposta nasceu, quando o empreendedor Leonardo Giardini e diretoras de quatro escolas municipais compuseram a metodologia que une coleta seletiva com educação nas escolas, para enfrentar o desafio de dar um destino correto ao óleo de cozinha usado nas residências.

“É uma satisfação ver o caminho entre a apresentação da primeira ideia para toda a rede municipal, em 2012, em que mostramos a importância da escola em ser um pólo de coleta, até o momento em que foram realizadas campanhas nos bairros, mascotes nas escolas, crianças que mudaram a cultura da coleta em suas casas. Este ano, avançamos, integrando mais secretarias, Sabesp, diretorias de ensino e iremos enfocar encontros de formação dos gestores escolares”, conta Samanta Riman, hoje responsável pelo setor de parcerias da Secretaria Municipal de Educação e uma das apoiadoras do programa desde o início.

Entre os resultados esperados, estão a adesão de todas as 108 escolas municipais ao programa, e escolas estaduais, particulares e do ensino superior, que já vêm demonstrando interesse. Espera-se coletar 4 mil litros de óleo até julho de 2019, e ter feito a mensagem chegar para toda a população de mais de 200 mil pessoas.

“A iniciativa da campanha ‘Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola’  está totalmente alinhada aos valores da nossa companhia, que busca sempre uma posição sustentável em seu negócio. Acreditamos no poder da educação para gerar mudanças sociais e ambientais. Crianças e jovens são importantes veículos de comunicação e estamos felizes em patrocinar um programa que une todos por um mundo mais sustentável”, destaca Samira Senicato, responsável pelo Óleo Vila Velha, patrocinador dessa fase do programa.

Comente