Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura ganha adesão do Instituto Auá

Um amplo movimento composto por 120 organizações da sociedade civil e do setor produtivo compõe a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, que desde 2015 trabalha para construir soluções conjuntas para o enfrentamento das mudanças climáticas. O Instituto Auá também passa a aderir à iniciativa, que surge como uma aliança multissetorial pioneira ao unir participantes que outrora pouco dialogavam.

Entre as instituições encontram-se Observatório do Clima, Conservação Internacional, The Nature Conservancy, Natura, Unilever, Fibria, entre outras, com a ideia de apontar caminhos para um novo modelo de desenvolvimento, baseado na economia de baixo carbono.

A Coalizão Brasil se pauta por um documento de 17 propostas concretas, voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e à economia descarbonizada. As propostas foram elaboradas com base em estudos científicos, conhecimento prático e tecnologias disponíveis no país, sendo que o documento está disponível para download (http://www.coalizaobr.com.br/index.php/documentos-da-coalizao?download=23:documento)

Alguns exemplos das 17 propostas são: fim do desmatamento e da exploração ilegal de madeira, restauração e reflorestamento de áreas degradadas, ordenamento fundiário, ampliação do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, estímulo à produção competitiva e sustentável de alimentos e produtos florestais, além do uso crescente de combustíveis alternativos.

A Coalizão defende políticas e incentivos econômicos reais, que levem à redução e à remoção de GEE, pagamento por serviços ecossistêmicos, institucionalização do mercado de carbono e valorização de produtos renováveis ou menos intensivos em emissões. O movimento se propõe a contribuir com o governo brasileiro e promover o diálogo aberto com diferentes entidades e empresas, como forma a viabilizar tais iniciativas, acompanhar e comunicar processos e resultados à sociedade.

Comente