Chef cria receitas exclusivas do Cambuci para cardápio internacional do Slow Food

Com três receitas diferenciadas, como a de um cheesecake (ou torta) que combina chocolate branco, bolachas e creme de cambuci, a chef de cozinha e educadora Ana Tomazoni conquistou o paladar dos coordenadores do Slow Food na Argentina. Eles criaram um receituário latino-americano para países das línguas francesa, inglesa, espanhola e portuguesa, com pratos de alimentos de sabor único, e agora o Cambuci, nativo da Mata Atlântica brasileira, já pode ganhar o paladar de outras culturas.

Há anos, ela se tornou uma multiplicadora do fruto, quando viajou à Itália e descobriu que a espécie nacional fazia parte da Arca do Gosto do Slow Food, que lista aqueles alimentos raros e com risco de desaparecer.

“Por ser um fruto característico da região onde vivo, no ABC paulista, temos contato constante com o Cambuci, tanto que propus um desafio aos meus alunos, de criarem pratos com o fruto. Desenvolveram mais de 40 receitas de doces e salgados, numa época que só havia cachaça e licores. Isso revela seu potencial”, diz Ana.

Segundo ela, vários chefs já estão adotando o Cambuci em seus cardápios, mas ainda é necessário fornecimento regular do produto. “É um fruto muito apreciado que pode perfeitamente se tornar um suco de dia a dia em grandes redes, como é o suco de caju hoje”.

Seu uso vai de encontro à filosofia do Slow Food, que respeita o alimento único, sem venenos e com pagamento justo para quem planta, incentivando o cultivo e a preservação de frutos nativos de cada país.

Este é o objetivo também do Arranjo Produtivo da Rota do Cambuci, coordenada pela AHPCE/Instituto Auá, e do Empório Mata Atlântica, ou seja, apoiar a formação de uma verdadeira cultura de beneficiamento e consumo de espécies nativas, promovendo a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.

Além dos eventos do Slow Food que promove no Espaço Tomazoni, em Santo André, para divulgar a alimentação saudável com benefícios aos produtores, em outubro ela será uma das delegadas do Salão do Gosto, na Itália, que reúne chefs de mais de 150 países e sua vasta biodiversidade.

cheesecakecambuci

 

 

CHEESECAKE COM CREME DE CAMBUCI

. Massa para base da torta: 1 pacote de bolacha de 200 g (tipo Maria)- 50g de chocolate branco – 70g de manteiga

Dica : Se não quiser bolacha, coloque meia receita do seu bolo preferido, branco ou chocolate, assado.

Creme : 500ml de creme de leite fresco- reserve 100ml de creme de leite, 250g de requeijão cremoso- 300g de chocolate branco-opcional: ½ envelope de gelatina incolor dissolvida em 6 colheres de sopa de água.

Dica : Se usar chantilly (mix) não precisa colocar gelatina.

 

CREME DE CAMBUCI

300g do fruto cambuci – suco de 1 limão- 1 ½ xícara (250 g) – 250ml de água.

Modo de Preparo:

Massa da base da torta: Bater no liquidificador ou processador as bolachas, em seguida juntar com o chocolate branco derretido e a manteiga em temperatura ambiente.A consistência é de uma farofa.

Forrar o fundo de uma assadeira de 25cm de diâmetro(melhor de fundo falso) com papel manteiga colocar a farofa e assar por 10 minutos. Depois deixe esfriar.

Creme :

1-Derreta o chocolate branco, misture com 100ml de creme de leite fresco (que estava reservado) mexa ate ficar um creme liso.

2 –Bata na batedeira o chantilly até começar a engrossar.Coloque aos poucos (batendeo sem parar) o requeijão.

3- Diminua a velocidade da batedeira e vá colocando o creme chocolate.

Creme de Cambuci: Corte o cambuci em pedaços, junte o açúcar e o suco de limão. Misture bem leve ao fogo para ferver( +ou- 10 minutos,fogo médio), bata com mix, volte ao fogo até ficar levemente cremoso e brilhante. Deixe esfriar e coloque sobre a torta.

Montagem : Base de biscoitos assada, Creme de Chocolate e requeijão – cobertura com Creme de cambuci.

Dica importante : Se não encontrar o cambuci, faça a cobertura da torta co goiabada derretida com ½ xícara de água e 1 colher de sopa de conhaque ou licor de cacau

Decoração: Derreta e tempere (esfrie) o chocolate meio amargo, espalhe o chocolate sobre a placa de acrilico e leve a geladeira por alguns segundos, somente para secar a superfície do chocolate, retire e marque com o  cortador.Leve a geladeira por cerca de 15 minutos ou até que a placa fica opaca. Destaque o retângulo e reserve. No momento de servir coloque os retangulos ao redor.

 

 

Comente