Serviços Ecossistêmicos

Donate Now

Avaliar os serviços que a natureza oferece para o bem-estar humano é um importante trabalho desenvolvido de forma transversal aos empreendimentos do Instituto Auá. Em parceria com a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, o instituto vem desenvolvendo há alguns anos a ferramenta de Avaliação dos Serviços Ecossistêmicos, aplicada à realidade deste território, visando subsidiar políticas públicas e programa de governo.

Esses serviços compreendem a provisão, a regulação e os serviços culturais propiciados pela Mata Atlântica, envolvendo desde a qualidade da água, do ar ou dos solos até a manutenção da biodiversidade e das manifestações culturais típicas.

Desde 2001, especialistas de 95 países estudam o tema por meio da Avaliação Ecossistêmica do Milênio, descobrindo, por exemplo, que a humanidade já comprometeu até 60% desses serviços ecossistêmicos mundiais.

Na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde, a temática da Avaliação Ecossistêmica vem sendo estudada por mais de 70 pesquisadores e 35 instituições, a qual dará origem a uma publicação exclusiva sobre a situação atual e os cenários futuros para a região.