Resíduos Sólidos

Donate Now

Resíduos Sólidos

Cada brasileiro gera em média 1 Kg de “lixo” por dia, representando milhões de toneladas por ano descartadas no meio ambiente e o padrão insustentável de produção e consumo em que vivemos. Ao mesmo tempo, possuímos uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada em 2010, para a qual não existe mais “lixo” e sim “resíduos” com valor econômico, que devem ser gerenciados de forma integrada por todos nós, fabricantes, setor público e cidadãos.

O Instituto Auá apoia iniciativas que permitam a gestão dos resíduos com geração de renda, inclusão social e proteção ambiental. A coleta seletiva e a organização social de catadores e moradores é uma importante estratégia para redução dos impactos dos resíduos. E o melhor exemplo dessa atuação é proposta do Ângela de Cara Limpa, um empreendimento no bairro do Jardim Ângela, periferia de São Paulo, localizado numa importante região de manancial que abastece os paulistanos.

O Ângela de Cara Limpa vem fortalecendo uma série de negócios sociais de coleta seletiva de resíduos sólidos e reciclagem, agroecologia urbana, educação e desenvolvimento comunitário.