Identidade Cultural

Donate Now

O valor do território onde vivemos tem relação com o afeto que sentimos por seus elementos, sua biodiversidade, paisagens, os saberes dos povos locais, as expressões artísticas… Toda região possui símbolos culturais, a exemplo do Cambuci, que representa um resgate da identidade dos paulistas e do orgulho em fazerem parte desta região.

A identidade territorial também agrega valor cultural, econômico e ambiental aos produtos, promovendo o desenvolvimento de toda uma região. Territórios como o Cinturão Verde de SP possuem um patrimônio simbólico de valor incalculável, com características locais únicas.

Os Festivais Gastronômicos da Rota do Cambuci vêm simbolizando um importante momento de divulgação da cultura local do fruto. O festival acontece em diferentes cidades, sempre associado a uma série de atrações nos municípios, como concursos de receita, degustações, conversa com guardiões do Cambuci, plantio de mudas e apresentações musicais.

O Instituto AUÁ também vem atuando para desenvolver a cultura de forma ampla, apostando no potencial transformador das expressões artísticas em geral. Um exemplo disso foi a criação do grupo Atirei o Pau na Lata que levava arte e música para espaços públicos valorizando a sustentabilidade e o uso de instrumentos reciclados. O objetivo era valorizar a cultura regional, resgatando ritmos étnicos, folclóricos e de domínio público.