Economia Solidária e Comércio Justo

Donate Now

O comércio justo é um tipo de fluxo que promove relações mais justas e solidárias, por meio da participação ativa dos consumidores e dos empreendedores. Empreendimentos como a Rota do Cambuci, a Banca Orgânica e a Agência de Ecomercado produzem importantes efeitos de comércio justo: transferência de renda para os produtores, transparência nas relações comerciais e co-responsabilidade de todos os atores na cadeia produtiva, além de impulsionar iniciativas da economia solidária.

Os coletivos de consumo da Banca Orgânica vêm implicando no aumento da conscientização das pessoas para o comércio justo, formando uma aliança entre produtores e consumidores e facilitando o escoamento dos produtos de base agroecológica. Já a abertura de mercado para o Cambuci e os frutos nativos da Mata Atlântica, por meio do Empório Mata Atlântica, vem permitindo a remuneração e geração de renda para os agricultores familiares da Serra do Mar.

O Instituto Auá também participa de espaços institucionais de fortalecimento da economia solidária, que visa a produção, consumo e distribuição de riqueza centrados na valorização das pessoas e no seu potencial criativo.