Carapicuíba encerra ano coletando sete vezes mais óleo nas escolas

As ações de sensibilização ambiental fazem as pessoas aplicarem o conhecimento em seu dia a dia e, no caso do óleo de cozinha usado, este impacto é visível na separação e coleta do resíduo. Em Carapicuíba, onde o programa Meio Ambiente nas Escolas atuou mais fortemente a partir de agosto deste ano, o volume de óleo coletado aumentou sete vezes em relação ao primeiro semestre. O que se deve à educação ambiental nas escolas e engajamento do corpo escolar, que ganhou autonomia e iniciativa na conscientização dos alunos.

No último dia 14 de dezembro, gestores escolares, alunos, parceiros e representantes do poder público local participaram do evento de encerramento de 2018, que encantou a todos com a qualidade dos trabalhos criados e as transformações provocadas. Além de Leonardo Giardini, da Preserva Recicla, e Ana Cecília Bruni, do Instituto AUÁ, que realizam o programa no município, estiveram presentes Stefano Gatti, da Óleo Concórdia, que patrocina a iniciativa, Lilian Braga, secretária Municipal de Educação, Airton Battata, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Miller Pereira, da Diretoria de Ensino Regional, Eduardo Verardi e Luiz Moreira, da Sabesp, e o vereador professor Ladenilson.

Apesar do pouco tempo de implementação do programa no município, a determinação de todos os envolvidos, parceiros e comunidade escolar, possibilitou avanços significativos tanto na ampliação da discussão sobre o descarte correto e reciclagem de resíduos, como na quantidade de óleo levado para as escolas”, destaca Carolina Cotrim, educadora ambiental do Instituto AUÁ. Para ela é gratificante contribuir, junto a uma rede tão extensa, para mudanças positivas tão importantes para Carapicuíba.

De fato, histórias importantes nasceram a partir da coleta do óleo e da educação ambiental em sala de aula, como a criação de mascotes e do cantinho do óleo em cada uma das escolas, debate de temas como reciclagem, preservação da natureza e cuidado com a água e até parcerias com o entorno, como foi o caso do acordo com o food-truck e uma das escolas, que passou a entregar o óleo de cozinha usado nos pratos.

“Foi um prazer estar ali e ver os avanços que nós conseguirmos alcançar, expressos em belos trabalhos e muito empenho da comunidade escolar. É o resultado do esforço de todos os envolvidos e esperamos que em 2019, os números sejam mais altos. Que nossos pequenos possam fazer a diferença em busca de um futuro melhor”, disse Luciana Soares, da coordenação da EMEI Stella Maris.

O evento de encerramento contou com belas apresentações culturais de duas escolas que se destacaram pelo desempenho no programa no segundo semestre de 2018: EMEI Ciranda da Criança e EMEF Nai Molina. E vale destacar ainda o projeto de reciclagem de óleo em biocombustível, desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cidade Ariston, presentes no encontro.

Comente