Cambuci une sabor e saúde na gastronomia funcional do Le Manjue

É possível materializar uma comida saborosa e saudável que reforce o potencial preventivo dos alimentos para a saúde. O chef Renato Caleffi tornou-se o introdutor da “gastronomia funcional” no país, explicitada nos pratos do Le Manjue, restaurante criado por ele em 2007, com ênfase na integridade dos alimentos – aves, carnes, frutos do mar, hortaliças da horta orgânica e doces, sempre associados ao zero açúcar, zero lactose e zero glúten. Comer é celebrar a vida, diz ele, que também encontrou no Cambuci, do Empório Mata Atlântica, um aliado dos benefícios para o corpo humano.

Como você descobriu o Cambuci e decidiu usá-lo?

Renato – Sempre me interessei pelo Cambuci, mas havia uma certa frustação pois ninguém dava seu valor merecido, por ser um sabor ‘exótico’ as pessoas sempre buscavam comparar com algo conhecido, e parei de usar por um tempo. Recentemente, recebi uma mostra do restaurante Nambu, onde também assino os pratos e que aposta na diversidade dos ingredientes brasileiros, e resolvi ser mais ousado, testar novamente, também pelo momento de valorização das PANCs – Plantas Alimentícias Não-Convencionais, do qual o Cambuci é parte.

O que você desenvolveu a partir das qualidades naturais do fruto?

Renato – Criei um drink que está fazendo muito sucesso, pois também mudo as especiarias a cada dia, despertando o interesse do público. Faço sugestões em pratos como o risoto ou nos peixes, o qual pode substituir o azedinho do limão.

É possível revelar o valor do fruto ao público por meio da culinária?

Renato – Eu e a nutricionista do Le Manjue falamos para os clientes o quanto é um ingrediente funcional, com propriedades antioxidantes, papel no sistema imunológico, além de muito nutritivo. O Cambuci apoia a hospitalidade brasileira, o trabalho com as comunidades, além de ter um sabor que não passa despercebido, merecendo estar em primeiro plano na receita.

home-4-150x150 home-2-150x150 home-1-150x150

Le-Manjue

 

Comente