Cambuci já é encontrado em diferentes estabelecimentos paulistanos

O Cambuci é um fruto que só ocorre na Mata Atlântica do Sudeste, exclusivamente brasileiro e tão versátil quanto a natureza, servindo a usos culinários, cachaças, doces, sucos, cosméticosou fármacos. E como diferencial, vem permitindo o desenvolvimento de uma nova economia, que mantém a floresta em pé e recupera áreas que no passado foram convertidas em monoculturas ou na criação de gado, hoje trabalhadas por pequenos agricultores da Serra do Mar.

Agora o Cambuci já está disponível em diferentes estabelecimentos comerciais paulistanos, por meio da ação do Empório Mata Atlântica, um novo negócio do Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental que visa distribuir frutos nativos como o Cambuci, o Araçá ou a Uvaia. O Instituto Auá também coordena a Rota Gastronômica do Cambuci, que acontece há sete anos, em dez municípios paulistas, incluindo festivais, roteiros turísticos e um arranjo produtivo sustentável.

No Mercado Apanã, o Cambuci é servido em sucos combinando melancia ou laranja, e o mousse à base do fruto já conquistou o paladar dos clientes, sendo hoje mais vendido que o tradicional mousse de limão. A confeiteira local criou também uma saborosa torta de ricota coberta com calda de Cambuci, enquanto funcionários se envolveram com a promoção do fruto: “sou caiçara, do litoral norte de São Paulo, e tenho orgulho em contar para os clientes que a fruta vem da Mata Atlântica”, diz Anabel Borges, supervisora do Apanã.

Já a Casa Elli, oferece degustação do novo sorvete à base do fruto e, com isso, conquistou o paladar dos clientes curiosos, pois muitos optam pelo sorvete de Cambuci depois de prová-lo. A sorveteria usa palavras-chave para comunicar o sabor de seus produtos, e a expressão escolhida para o Cambuci foi Mata Atlântica.

A loja Super Natural também tem obtido ótima saída com o novo fruto introduzido na refresqueira do estabelecimento, à base de abacaxi, gengibre, couve e Cambuci. Com isso, os clientes passaram a demandar a fruta in natura ou congelada para levar para casa.

E o conceituado restaurante Apfel participará do evento Menu Sustentável com uma receita a base de Cambuci. A proprietária e chef Milena Signe acredita que o uso do fruto vai de encontro aos valores de restaurantes vegetarianos e naturais, devido à origem do produto e à preocupação com a cadeia produtiva, sustentável, orgânica e justa.

img_2656

mousse cambuci

Comente