Cambuci inspira coquetéis de inverno e atrai público no “Cozinha 212”

Recém-inaugurado em São Paulo, o restaurante “Cozinha 212” traz a experiência de seus criadores com a cozinha de lenha, em que o fogo é usado para aromatizar e dar sabor aos alimentos. Ainda em Ilhabela, Victor Collor e Stefan Weitbrecht realizavam reuniões informais em torno da cozinha, o que inspirou a proposta do novo estabelecimento, de resgate da hospitalidade e do uso de ingredientes locais, como o Cambuci. Nas mãos do chef de bar, Diogo Sevilio, o fruto do Empório Mata Atlântica vem servindo de base a drinks diferenciados que já são destaques na casa.

P – Como surgiu o interesse pelo Cambuci e como está relacionado com o trabalho do Cozinha 212?

Diogo – Cheguei a participar de um Festival do Cambuci em São Paulo e logo fui atrás de comprar o fruto. Usei então na criação de um coquetel de inverno, que participou de um importante concurso internacional, e foi incorporado ao cardápio do bar. Ele se inspira na migração dos paraenses ao Sudeste, na década de 1970, pois o Cambuci era justamente o símbolo da fartura que buscavam aqui. Leva hortelã, vodkas e o diferencial é uma geleia de Cambuci preparada para a mistura. Também há o coquetel de Cambuci com gin que virou um “best-seller” da casa.

– Quais as qualidades do fruto para bebidas, na sua opinião?

Diogo – Ele possui uma adstringência e é tão azedo quanto o limão, as quais são informações importantes para o paladar. Quando prova o drink, o cliente percebe que está provando algo perfumado e diferente.

– É possível sensibilizar o público sobre a importância do Cambuci como item brasileiro?

Diogo – Sim, pessoalmente gosto muito do trabalho da Rota do Cambuci e sempre que surge a oportunidade divulgo o Instituto Auá. Muitos perguntam sobre o fruto, aí aproveito para contar sobre minha própria descoberta do Cambuci e como ele permite a manutenção dos produtores locais e da floresta. Temos o papel de comunicadores, meus companheiros de bar também replicam a mensagem e ajudam na conversa com o público!

2 Comentários

  1. Mário.

    Parabéns Instituto AUÁ, parabéns Diogo!
    Tenho muito interesse e brigo pelas questões ambientais e sei da importância em manter , divulgar e ampliar tradições que também envolvem a culinária.

Comente