Cambuci desembarca em evento que une gastronomia e agroecologia

Às margens do Rio Paraíba e na região que já foi conhecida como a grande produtora do café, chefs de cozinha como Alex Atala, Helena Rizzo e Ocílio Ferraz encontraram-se com produtores que cultivam alimentos de forma agroecológica. A ideia do evento, promovido pela Fazenda Coruputuba, Pindamonhangaba, no último dia 16 de agosto, foi levar a cultura do Vale do Paraíba para a relação entre os ingredientes e a cozinha.

“E o Cambuci não podia ficar de fora, pois aponta para o caminho de valorização de nossos alimentos nativos, associados à proteção ambiental, e para que isso aconteça a gastronomia tem um papel fundamental”, destaca Hamilton Trajano, técnico da Rota do Cambuci, coordenada pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, que esteve presente no encontro chamado de “Caminhos do Paraíba – Redescobrindo Ingredientes”.

Eventos como este permitem redescobrir alimentos não usuais, e espécies de alto valor nutricional e funcionais para a recuperação de áreas degradadas, como é o caso do Cambuci.

Na ocasião, os cozinheiros Alex Atala, André Mifano, Fernanda Valdívia, Gabriel Broide, Helena Rizzo, Ocílio Ferraz e Rodrigo Oliveira fizeram um almoço ao ar livre, aproveitando ingredientes locais. Nas barracas dos cozinheiros e produtores, foram apresentados criações e produtos in natura aos convidados, como a cachaça e o licor de Cambuci.

O grande diferencial dessa iniciativa é a interação entre os elos da cadeia desse sistema, dos profissionais e produtores agroflorestais até a cozinha e o público.

Comente