Cachaça Cambu Santo inova em paladar especial com concentrado de Cambuci

O espaço para o consumidor responsável que pretende valorizar o meio onde vive quando escolhe um produto foi fortalecido com lançamentos exclusivos no evento Nativas 360º, do Instituto Auá. A nova cachaça Cambu Santo, à base de concentrado de Cambuci, esteve entre as novidades apresentadas ao público cada vez mais interessado no contato com nossa biodiversidade e o potencial das frutas nativas.

A nova cachaça torna-se disponível em larga escala a partir de julho deste ano, mostrando o papel da indústria em um novo tipo de relação econômica, baseada na transparência em toda a cadeia e apoio ao pequeno produtor local. A marca de São Bernardo do Campo, região berço de Cambuci, irá comercializar um lote inicial de 5 mil garrafas da Cambu Santo, cujo concentrado do fruto nativo provêm dos plantios agroecológicos do Alto da Serra do Mar.

A ligação profunda do Cambuci com a cachaça, por meio da tradicional bebida curtida no fruto há mais de 400 anos, faz do produto um símbolo cultural. “O Cambuci curtido na cachaça está na memória das pessoas, o que cria uma oportunidade de apresentação da Cambu Santo, agregando a história cultural da qual fazemos parte”, expressa Vinicius Martins de Lima, proprietário da marca.

O Instituto Auá foi procurado para a aproximação com os produtores locais do fruto, que passa a ser fornecido por agricultores que participam do Arranjo Produtivo Sustentável do Instituto, com a missão de beneficiar os frutos nativos ao mesmo tempo em que recuperam a paisagem original da Mata Atlântica.

“O uso da espécie se soma ao propósito da Cambu Santo de carregar uma causa nossa, estamos abraçando um fruto nativo ligado à nossa identidade. E isto é um forte apelo para que as pessoas prestem atenção ao meio ambiente, ao mundo em que vivem, passando a se preocupar mais com sua qualidade de vida”, destaca Silvana de Lima, também proprietária da marca.

A bebida alcóolica mista à base de Cambuci e cachaça, sem qualquer tipo de aromatização, traz o diferencial de um concentrado de Cambuci desenvolvido cuidadosamente para a receita. “Trata-se de um método especial, com várias etapas de preparo, o que torna o sabor ainda mais especial”, revela a chef Gláucia Ferreira, do Instituto Auá.

Para mais informações sobre a cachaça, entre em contato com Silvana: silvana@cachacasantomel.com.br

Comente