Banca Orgânica ocupa espaços culturais em São Paulo e cresce interesse de apoio à agricultura orgânica

Toda semana a Banca Orgânica facilita a formação de coletivos de consumo e confirma o interesse das pessoas em adquirir alimentos saudáveis diretamente do produtor, através do empreendimento do Instituto Auá. No início de outubro, 15 coletivos já estavam em funcionamento, com a participação de 70 associados, na região metropolitana do Cinturão Verde de São Paulo.

“A novidade é que empresas também começam a se interessar, apoiando a formação desses coletivos entre os funcionários, que se organizam no ambiente coorporativo e facilitam a entrega pelo produtor num só local. Todos os lados ganham”, reforça Vinicius Santos Rocha, gestor da Banca Orgânica.

Em meados de setembro e outubro, a Banca também marca presença no “Setembro Verde”, que acontece no Matilha Cultural, com a propostas de intervenções artísticas e ambientais.

O evento, que questionou como usamos a água e preservamos a cidade em que vivemos, teve a realização de uma feira orgânica, em 21 de setembro, com a presença de produtores da Banca Orgânica e sensibilização do público para o tema por Vinicius. Em 25 de outubro ele repete a divulgação, mostrando o quanto adquirir orgânicos significa uma nova qualidade de vida, que inclui outros aspectos, como a compostagem de resíduos e o apoio ao agricultor que preserva o solo, a água e a diversidade de vida.

“Também foi de grande importância a participação do Instituto Auá por meio da Banca Orgânica no 2º Encontro de Blogs, Sites e Profissionais da Alimentação Saudável, mostrando que estamos todos no mesmo caminho de fortalecimento de uma vida com qualidade”, expressa o empreendedor. Ele fez a mediação dos debates no período da tarde do encontro, que aconteceu em 11 de outubro na Câmara Municipal de São Paulo.

E destacou ainda: “O contato com produtores, articuladores e formadores de opinião foi fundamental, entre os quais destacam-se Eric Slywich (Médico Nutrólogo e Diretor do Departamento de Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira), que falou sobre o papel do alimento na saúde e na doença, Marijane Vieira Lisboa (Cientista social pela PUC-SP), que abordou os impactos dos alimentos transgênicos, e Guaraci Diniz (Presidente da Associação de Agricultura Orgânica), debatendo o “alimento orgânico solução ou utopia”.

novos coletivos de consumo

Comente