Avaliação Ecossistêmica

Serviços ecossistêmicos são aqueles prestados espontaneamente pela natureza com impacto direto sobre o bem-estar humano. Há anos vêm sendo estudados no mundo, por meio da Avaliação Ecossistêmica do Milênio, que desde 2001 reúne especialistas de 95 países para conhecer as condições dos serviços ecossistêmicos do planeta e sua relação com o bem-estar humano.

Soube-se, por exemplo, que a humanidade já havia comprometido até 60% desses serviços ecossistêmicos mundiais. Na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde, tiveram início estudos sobre serviços ecossistêmicos de provisão, regulação e serviços culturais propiciados pela Mata Atlântica do Cinturão Verde.

Avaliar os serviços que os ecossistemas dessa região prestam ao ser humano é um esforço permanente do Instituto Auá, que já trabalha em parceria com mais de 70 pesquisadores e 35 instituições envolvidos com a temática na Avaliação dos Serviços Ecossistêmicos do Cinturão Verde, da RBCV.

O principal ganho da Avaliação dos Serviços Ecossistêmicos da RBCV é articular diferentes estudos científicos, para subsidiar políticas públicas e programas de governo.

Comente