AUÁ vai ao Encontro Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Aconteceu no final de agosto o Encontro Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, no território da Usina de Itaipu, que passa a ser uma Unidade de Gestão Descentralizada da RBMA, e as estratégias para a conservação do bioma avançaram trazendo boas notícias. Entre elas, as empresas que receberão o selo do Programa Empresa Amiga da Mata Atlântica foram anunciadas, assim como a criação do Grupo de Trabalho do Selo, contendo setor privado,  governo, ONGs, representantes de Certificação e de Comunicação e Marketing. O Instituto AUÁ esteve presente nos quatro dias do encontro e irá representar a Comunicação e Marketing no novo GT, por meio de seu colaborador Felipe Sleiman Rizzatto.

Durante o encontro ocorreram a 26 Reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e a 18 Assembleia Geral do Instituto Amigos da RBMA, que tiveram como temas principais a apresentação e aprovação das alterações no estatuto e Regimento Interno da RBMA e IA-RBMA, Aprovação e Renovação das propostas dos Postos Avançados da RBMA, Aprovação da Revisão Periódica e da Fase 7 da RBMA e apresentação e aprovação das Unidades de Gestão Descentalizadas – UGD.

Conselheiros de Reservas da Biosfera de outros biomas, da Unesco de Montevidéu (Uruguai), representantes da Itaipu Binacional e de diversos órgãos ambientais, participaram do encontro, que realizou ainda o Seminário Internacional “Corredores Ecológicos e Conectividade de Paisagens”. Nele, foi possível conhecer mais alternativas de conservação em 3 mesas temáticas: Reservas da Biosfera e os Corredores Ecológicos;  Corredor Ecológico Tri-Nacional do Alto Paraná; e Desafios e Estratégias para Implantação dos Corredores Ecológicos.

Na abertura do Seminário, foram entregues os Prêmios Muriqui de 2017, cujos vencedores foram, Belloyanis Monteiro na categoria Pessoa Física, ISA – Instituto Socioambiental na categoria Pessoa Jurídica e IMA – Instituto de Meio Ambiente de Alagoas ganhou o Prêmio Especial Pessoa Jurídica, e de 2018 com os premiados Sérgio Lucena MendesPessoa Física, Legado das ÁguasPessoa Jurídica, Maria Isabel ChiappetiPrêmio Especial Pessoa Física e Matter Natura – Instituto de Estudos Ambientais Prêmio Especial Pessoa Jurídica. Além da entrega das dos primeiros selos Empresa Amiga da Mata Altântica, para Usina Coruripe, CPEA, Solabiá Biotécnologia,  Itaipú Binacional, VL – Valor da Logistica Integrada e Votorantim Cimentos.

O evento finalizou com uma visita técnica pela Usina da Itaipu, que incluiu um passeio explicativo de Kattamaram pelo reservatório e sua faixa de proteção, seguido de uma visita ao Corredor Ecológico Santa Maria e ao Parque Nacional do Iguaçu.

Comente