Atrações culturais, união de produtores e novidades culinárias no VI Festival Gastronômico do Cambuci em Mogi das Cruzes

Com o cenário da antiga Estação Ferroviária Sabaúna, da década de 1920, e do Museu Ferroviário que traz a história da linha de trem da cidade, a VI Festival Gastronômico do Cambuci irá movimentar o fim de semana de 14 e 15 de maio, em Mogi das Cruzes. O município que é um dos mais importantes produtores de Cambuci do Cinturão Verde de São Paulo, vê crescer a cada ano o público interessado nos festivais e seus diversos derivados de doces, salgados e bebidas à base do fruto.

De forma inédita, o Festival do Cambuci este ano terá uma série de atividades culturais integradas ao evento, como a exposição permanente do Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna, confeccionados com materiais recicláveis e com forte tradição carnavalesca, apresentações de grupos folclóricos locais, além de rodas de conversa na antiga estação sobre as espécies da Mata Atlântica.

O Festival tem feito muitas pessoas conhecerem o valor do Cambuci e estimularem outros a provarem. Isso permite aos produtores aumentarem o cultivo e também a fabricação de derivados que garantem a renda de muitas famílias e a fixação do produtor no campo.

O Festival é parte da Rota Gastronômica do Cambuci, coordenada pelo Instituto Auá, e consegue reunir os produtores dos 11 municípios parceiros, com uma programação que permite o contato direto do consumidor com a realidade do produtor. É possível degustar sabores exclusivos, comprar o fruto congelado para fazer receitas em casa e levar mudas para o cultivo.

Mogi das Cruzes figura entre os maiores produtores de Cambuci do Estado, com grande potencial para cultivo, comercialização e uso do fruto. Para este ano, o Instituto Auá estima a produção total dos municípios participantes da Rota em 40 toneladas em 2016. Além de Mogi das Cruzes, fazem parte da Rota do Cambuci as cidades de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Salesópolis, Natividade da Serra, Caraguatatuba, São Lourenço da Serra, Paraibuna, Bertioga e São Paulo.

Flyer (frente e verso)

Confira as fotos do V Festival do Cambuci em Mogi das Cruzes em 2015:

Comente