Articulação de atores em Cotia faz crescer coleta de óleo de cozinha usado

Professores, gestores e parceiros locais fazem acontecer uma transformação nas escolas e na comunidade em Cotia, e no segundo semestre de 2018, eles conseguiram mais que dobrar a coleta de óleo de cozinha usado nas 40 escolas envolvidas no Programa Meio Ambiente nas Escolas. Os dados foram apresentados no evento de encerramento de 2018, no último dia 4 de dezembro, na Prefeitura de Cotia, com a presença dos realizadores Preserva Recicla, Instituto AUÁ e Óleo Vila Velha, em parceria com a Prefeitura e Óleo Sustentável.

Há 6 anos, o programa tinha origem no município, visando tornar a comunidade escolar protagonista nas ações de coleta do óleo e orientando o recurso proveniente da venda deste recurso para as APMs – Associações de Pais e Mestres realizarem projetos educativos. “Hoje, a entrega de certificados é o reconhecimento que estamos no caminho certo e que a riqueza deste programa é a diversidade de atores envolvidos com a pauta ambiental”, destacou Leonardo Giardini, presidente da Preserva Recicla.

Segundo a Secretária de Educação do município, Neusa Rodrigues da Fonseca Abreu, o programa propaga preceitos como o cuidar e o preservar que estão aliados à agenda da ONU para o desenvolvimento sustentável. “Apesar dessa mudança de visão levar tempo para se efetivar, as ações no interior das escolas mostram que os professores e gestores estão abraçando a causa e as crianças mudando hábitos dos adultos”, enfatizou a Secretária.

Para o Secretário de Meio Ambiente de Cotia, Gustavo Gemente Nascimento, cada ator do programa é um agente ambiental, cada vez mais alinhado com os objetivos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Já o setor privado, representado por Samira Duran, da Óleo Vila Velha, que patrocina o programa em Cotia, possui papel importante nesta união: “desde quando nos reunimos, percebemos o quanto conseguimos aumentar a coleta de óleo, as ações precisam continuar”, disse.

A representante da Sabesp, Ana Cacilda, lembrou que só o envolvimento das crianças e jovens permite mudar a cultura da coleta do óleo usado e, o quanto o resíduo descartado de forma incorreta, impacta na rede de tratamento e nas galerias água que chegam ao rio Cotia. “O objetivo maior desse programa é dar vida ao planeta”, finalizou.

Em 2019, espera-se aumentar o compromisso ambiental atingindo-se as 108 escolas de Cotia, com mais atividades de educação, retorno financeiro para as APMs e disseminação da mensagem para a população como um todo.

Comente