Araçoiaba da Serra tem curso de formação integral e ecoprofissional com método do Instituto Auá

Uma valiosa parceria entre o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e o Instituto Federal de São Paulo, por meio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Agroecologia de São Roque, deu origem a um programa de capacitação das equipes de diferentes Secretarias de Araçoiaba da Serra (SP), município que possui o pioneiro Programa Araçoiaba Sustentável, com foco em Agroecologia e Educação Ambiental.

Assim, a partir de dezembro de 2014, tem início a formação integral e ecoprofissional das equipes do município, com base na metodologia desenvolvida por Ondalva Serrano, conselheira do Instituto Auá, que enxerga na valorização do potencial humano a base para um verdadeiro desenvolvimento local e sustentável.

O curso realiza o aprofundamento em temas transdisciplinares, ao longo de 160 horas de atividades, com uma programação em três módulos diferenciados. O primeiro trata da imersão na realidade local do município, alternado atividades teóricas e reflexivas com dinâmicas práticas laboratoriais.

O segundo módulo, com início em 2015, terá foco na elaboração, execução e análise de projetos pessoais e ecoprofissionais na realidade do município, com os alunos recebendo orientação à distância. Já o terceiro módulo, incluirá a avaliação das atividades, da metodologia aplicada e da qualidade dos produtos finais, na forma de projetos individuais de planos de ação ecoprofissional.

Os ricos temas da formação passam pelo estudo do ambiente natural por meio da visão sistêmica e da abordagem transdisciplinar (buscando-se aprofundar as leis e mecanismos que regem a natureza, os serviços ambientais e a biodiversidade); estudo do ser humano por meio do autoconhecimento, do conhecimento do outro e do conhecimento ambiental e sociocultural. Ou ainda da formação do ser humano e sua interação com os ciclos de vida na forma dos “setênios” e “nonênios”, moldando vocações e caminhos.

Os temas percorrem ainda a organização social e seu nível atual de atendimento das necessidades humanas e de construção de sociedades sustentáveis, finalizando com a temática de descoberta de dons e habilidades na realização do percurso de vida individual.

“O objetivo é permitir o planejamento frente às experiências vividas e metas estabelecidas, e conforme os módulos avançam, queremos identificar o nível de mudança constatado no projeto de vida, por meio de depoimentos que permitam compartilhar as experiências vivenciadas”, relata Ondalva sobre a metodologia diferenciada.

Segundo ela, os 40 participantes terão a oportunidade de passar por uma formação que vai além da teoria, permitindo o contato com experiências e visões integradas para fazer acontecer a mudança que queremos em nossa sociedade.

Comente