Ângela de Cara Limpa enriquece evento Pétala por Pétala no SESC

Com uma programação repleta de temas e vivências de boas práticas ambientais e mostra de plantas, o evento Pétala por Pétala, realizado em abril e maio deste ano no Sesc Interlagos, trouxe importantes oportunidades de reconexão com elementos naturais, bem como a discussão sobre saberes tradicionais relacionados ao uso de alimentos não convencionais e à culinária regional. O empreendimento Ângela de Cara Limpa (ACL), da AHPCE, participou intensamente dessa oportunidade, levando membros do empreendimento para o evento, e embelezando a iniciativa com a criação dos convites em papel artesanal.

O Sesc Interlagos conheceu o ACL e seus negócios sociais por meio de parceria entre a Sociedade Santos Mártires e o Mesa Brasil, Programa Nacional do Sesc, que doa alimentos a comunidades e/ou instituições carentes. Foi o Mesa Brasil quem levou o nome do Papel de Mulher, um dos negócios do ACL, até os organizadores do Pétala por Pétala.

Foi assim que o Pétala por Pétala contatou o Papel de Mulher, que produziu 500 convites em papel artesanal rendado e 600 tags (pequenos papeis anexados a determinado produto para identificar sua procedência) em papel artesanal com interferência de casca de cebola. E por meio do Papel de Mulher, o Pétala por Pétala também conheceu o ACL como um todo: sua história, seus negócios sociais, sua proposta.

Segundo Selvina Maria da Silva, integrante do Papel de Mulher, esse foi um espaço importante de reconhecimento do trabalho que realizam, porque proporcionou visibilidade e propiciou novos e valiosos contatos.

“Em 2012 tomei conhecimento que o Mesa Brasil iria ampliar suas atividades para zona sul e fiquei “no pé deles” para uma parceria, a equipe do SESC Interlagos aderiu, e quando houve o lançamento lá, a Sociedade Santos Mártires tornou-se a única oficialmente cadastrada, vindo a acontecer a aproximação com o Papel de Mulher”, conta Kenia, captadora de recursos da Santos Martires, sobre como as instituições estão interligadas.

No último dia 3 de maio, os membros do Ângela de Cara Limpa participaram da oficina de culinária e aproveitamento integral dos alimentos, no evento, que incluiu novas receitas com redução do desperdício, e utilização de cascas, talos, folhas e outras partes dos alimentos normalmente descartadas, degustação, oficina de orquidários para pequenos espaços, oficinas para roteiros ambientais e um bate-papo com o grupo de cooperativas de reciclagem da zona sul, e sua  importância na gestão de resíduos sólidos no município, bem como os impactos positivos dessa atividade, nos aspectos sociais, ambientais e econômicos para a cidade.

Comente