Aldeia Educadora leva histórico e papel da Educação Integral à Fórum de Filantropia

A cidade de Gramado (RS) recebeu em março o 2º Fórum Internacional de Filantropia Estratégica (FIFE) e a Aldeia Educadora, empreendimento do Instituto Auá, foi convidada a participar apresentando o tema “Educação Integral, uma tecnologia socioambiental”.

O Fórum, que é uma iniciativa do Instituto Filantropia, visa reunir aspectos da legislação, comunicação, educação ou voluntariado para o 3º setor, e trouxe cerca de 60 profissionais, brasileiros e estrangeiros, para compartilhar seu conhecimento com os mais de 400 participantes.

A gestora da Aldeia Educadora, Carol Zanoti, apresentou o histórico da Educação Integral no Brasil e a proposta de construção intersetorial nos municípios de planos e programas de formação, dentro do sistema de garantia de direitos, no contraturno e na educação em período integral. Além disso, apresentou metodologias de como realizar a Educação Integral por meio de instrumentos pedagógicos, de gestão e institucionais.

“Foi possível contribuir com a reflexão sobre o tema, principalmente, com o enfoque da participação da própria comunidade na construção de alternativas eficientes de educação no seu bairro, município, estado e país. Ouvir a comunidade e fortalecer seus talentos faz com que todos os cidadãos sejam responsáveis, além da escola, pela criação de espaços e processos educativos”, diz.

fife1

Comente