Aldeia Educadora cria plano para educação integral em Araçoiaba da Serra

A visão de que a educação é um processo comunitário, para além do ensino formal, devendo envolver os diferentes atores locais nas decisões sobre seu futuro, embasou a atuação da Aldeia Educadora no mais recente trabalho desenvolvido no município de Araçoiaba da Serra (SP).

Em agosto deste ano, a equipe do empreendimento do Instituto Auá concluiu dois produtos importantes para a construção de processos educativos integrados no município: a arquitetura de um Plano Intersetorial, apontando como as diferentes secretarias podem dialogar tendo a educação, a agroecologia e o desenvolvimento socioeconômico como temas transversais; e a análise do material “Kit Programa Educação Ambiental para a Sustentabilidade”.

O Plano Intersetorial demandou uma série de encontros com as Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Planejamento, Cultura, Esportes e Assistência Social, permitindo um entendimento comum sobre o que já existe de planejamento na área educacional no município. “Assim é possível arquitetar uma proposta intersetorial para um verdadeiro programa de educação integral, a partir da realidade local”, explica Carol Zanoti, gestora da Aldeia Educadora.

Planeja-se, inclusive a criação de um observatório municipal do programa de educação, empoderando a comunidade para a participação no monitoramento e avaliação dos processos.

Já a análise do Kit de Educação Ambiental mostrou como é possível um material pedagógico estar alinhado a ações práticas nas escolas junto aos alunos. “Os conteúdos podem ser aplicados de forma que professores e alunos sejam protagonistas no processo de utilização do material”, afirma Arianne Brianezi, gestora da Aldeia Educadora.

No futuro, será importante instituir o Programa Municipal de Educação Ambiental, relacioná-lo às temáticas do PGIRS (Programa de Gestão integrada dos Resíduos Sólidos), estabelecer processos de educação ambiental formal mas também informal, com a população em geral, além de estruturar o funcionamento do Horto Florestal, segundo as recomendações do estudo.

A Aldeia Educadora atua com programas educacionais para uma gestão colaborativa entre sociedade, escola, família e sistema de garantia de direitos. E seus principais produtos e serviços são:

Formação – seminários, palestras, cursos, workshops, oficinas e implementação de conselhos de direito; publicações e materiais pedagógicos, artigos e mobilização para captação de recursos.

Consultoria – arquitetura de planos para educação integral, diagnósticos de políticas públicas, tecnologias de avaliação, programas educacionais de período integral e contraturno, programas de educação complementar, articulação e mobilização de redes, implantação de Núcleos do Programa de Jovens.

Gestão e Execução – planejamento de ações, gerenciamento de programas e projetos, formação e gestão de equipes.

Comente