Aldeia Educadora assessora planos municipais e conferências de educação

Empreendimento do Instituto Auá amplia oferta de serviços de assessoria para prefeituras construírem Planos Municipais de Educação, além de consultorias para Conferências Municipais e Estaduais de Educação. O trabalho é fruto da experiência dos gestores da Aldeia Educadora com a ideia de que a educação integral vai além dos espaços escolares, podendo ser entendida como um processo de desenvolvimento humano partilhado entre os diferentes atores de uma comunidade.

A ideia é assessorar os municípios na construção das pré conferências, mobilizando atores e introduzindo conteúdo aos eixos temáticos optados pelos conselhos. Além disso, sistematizar todo o processo e apontar caminhos de ação aos conselhos de direitos, segundo as orientações dos conselhos estadual e federal.

Os planos são fundamentais para o fortalecimento dos direitos e dos equipamentos responsáveis, devendo priorizar o diagnóstico municipal de atendimento e serviços.

“Este processo das conferências e construção dos planos de direitos deve ser o principal instrumento de exercício de cidadania e controle social do município, pois faz mais que manifestar desejos da comunidade, tornando esta comunidade pertencente ao seu território”, expressa Carol Zanoti, gestora da Aldeia Educadora.

A Aldeia Educadora trabalho com três eixos de atuação: formações, cursos e palestras, incluindo produção de conhecimento e materiais de divulgação; assessoria e consultoria, principalmente voltadas às políticas públicas educacionais; e suporte à gestão de programas educacionais.

Entre em contato:
aldeiaeducadora@aua.org.br

aldeia_educadora

Comente