AHPCE realiza palestra na 5º Semana da Agricultura Orgânica de Suzano

Com o objetivo de estimular a produção rural sem utilização de agrotóxicos e esclarecer os produtores quanto a metodologias de plantio, certificação e comercialização, aPrefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Agricultura e Abastecimento, promoveu de 18 a 21 de setembro a 5ª Semana da Agricultura Orgânica de Suzano.

O evento contou com 9 palestras que abrangeram diversos aspectos da Agricultura Orgânica, como os benefícios para a saúde do ser humano e para a preservação do meio ambiente, a alta qualidade do produto, custos de produção e valor agregado no mercado, entre outros temas. Além das palestras, oficinas, apresentações artísticas e exibição de filmes foram realizadas em diferentes espaços públicos do município.

Aproximadamente 2000 pessoas entre gestores de cidades do Alto Tietê e de São Paulo, produtores, estudantes e consumidores participaram das atividades.

A abertura aconteceu no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi com uma palestra sobre Economia Solidária e no encerramento, uma oficina de aproveitamento integral de alimentos foi organizada na Feira da Agricultura Familiar, na praça Cruzeiro do Sul.

Ondalva Serrano, doutora em Agronomia pela ESALQ/USP, diretora adjunta da AHPCE e presidente da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) ministrou a palestra “Desenvolvimento (In)sustentável: a Ampliação da Consciência Humana para o Enfrentamento da Problemática Humana, Social e Ambiental”, dividida em três partes: “Construindo a Visão Sistêmica da Realidade”,  “Revelando e Realizando o Potencial do Ser Humano no Convívio Interativo” e “Construindo em Parcerias no Coletivo a Sociedade Saudável Solidária e Sustentável que Desejamos”.

A AHPCE  acredita que o desenvolvimento sustentável é possível a partir de uma nova visão e um novo padrão de relação do homem com o meio ambiente e tem mostrado como, na prática.

Comente