AHPCE realiza Curso de Beneficiamento de Alimentos

A AHPCE,  em parceria com a Prefeitura de Osasco – Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, está promovendo o Curso de Beneficiamento de Alimentos, com 2 meses de duração, num total de 80 horas. As oficinas, realizadas na Padaria Solidária – PÃO SOL, na Vila Mazzei, em Osasco, fazem parte do Programa Osasco Solidário que incuba empreendimentos solidários em diversos segmentos.

Atendendo aos objetivos de um público diversificado que busca tanto uma alternativa de fonte de renda com a comercialização de doces e salgados, quanto a melhoria de técnicas na confecção de alimentos e incremento de cardápio para seus estabelecimentos, o projeto tem em sua programação desde a compra de mantimentos, noções de armazenamento e congelamento, higiene e rotulagem, elaboração de cardápio levando em conta os valores nutricionais, preparo de pratos com carnes, peixes e frango, massas, sanduiches, pães, doces e salgados, até o aproveitamento de frutas da época para elaboração de sucos e frapês.

Dona Ivanilda Carneiro Cardoso, cozinheira profissional, orienta uma turma composta por 20 alunos, todos empenhados em aproveitar ao máximo todas as técnicas apresentadas. “Muitos não sabiam que existem formas diferentes de se preparar uma panqueca, como a que eu ensino aqui, em forma de trouxinhas enroladas com cebolinha,” comenta.

A aluna Lorrainy Barreto diz que procurou o curso porque ajuda a avó e o tio no preparo dos pratos da Rotisserie que é a fonte de renda da família. “Vou levar novas receitas e implementar técnicas de congelamento que aprendi”, diz. As aulas tiveram início em 18 de julho e tem o encerramento em 10 de agosto, totalizando 20 encontros de 4 horas de duração cada.

Comente