AHPCE participa do encontro do Hub América latina da Avaliação Ecossistêmica Subglobal na Guatemala

A Avaliação Ecossistêmica Subglobal da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – ASG-RBCV – é um processo que busca compreender a importância dos ecossistemas da região do Cinturão Verde de São Paulo para o bem-estar humano (base material, segurança, saúde física e mental, boas relações sociais e liberdade de escolha). Para entender a relação entre os serviços ecossistêmicos (benefícios que o ser humano obtém da natureza) e o bem-estar humano e criar condições de conservação e recuperação dos ecossistemas, é necessário o envolvimento da comunidade científica, sociedade civil, iniciativa privada e poder público. Um grande desafio não somente da RBCV, mas de aproximadamente 90 Avaliações Subglobais no planeta, integradas numa rede chamada Rede das Avaliações Subglobais (Sub-global Assessmente Netw ork).

A fim de facilitar o gerenciamento dessa rede, estão sendo criados pólos regionais (hubs) dessas avaliações, sendo que a primeira iniciativa foi o Pólo da América Latina e Caribe (Latin American and Caribean Hub – LAC HUB), reunido nos dias 15 e 16 de outubro na Cidade da Guatemala – Guatemala. Bely Pires, diretora da AHPCE e coordenadora da Avaliação Ecossistêmica Subglobal da RBCV pela entidade, esteve presente no encontro.

Neste evento foram apresentados: a proposta do Hub e sua secretaria executiva, as principais dificuldades das Avaliações Subglobais da rede mundial, suas principais demandas, um workshop sobre cenários (com a metodologia da Avaliação Ecossistêmica do Milênio) e uma agenda de trabalho para 2013, que inclui novos encontros presenciais, workshops, atividades virtuais de apoio à captação de recursos e comunicação.

A ASG-RBCV, coordenada pela Secretaria Executiva da RBCV (Instituto Florestal) e AHPCE, tem como meta lançar sua publicação sobre os serviços ecossistêmicos e bem-estar humano na RBCV ainda no 1o semestre de 2013.

Comente