AHPCE, OFICINA DO CARBONO e Prefeitura de EMBU-GUAÇU promovem reflorestamento de 5 hectares do Parque Estadual da Vázea e geração de renda para jovens no Programa de Neutralização de Carbono

A parceria entre a Oficina do Carbono (ODC) e a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV), gerou em 2008 o projeto Neutralização de Carbono com o Núcleo de Educação Ecoprofissional do Programa de Jovens PJ-MAIS do Embu-Guaçu, coordenado pela Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica AHPCE e a prefeitura local.

O projeto consiste em plantar mudas nativas para restauração florestal de Áreas Protegidas e com isso contribuir para a neutralização voluntária da emissão de CO². Por estar totalmente em áreas de proteção aos mananciais e ter 49,1% de seu território com cobertura remanescente de mata atlântica, o município de Embu-Guaçu foi o lugar escolhido para a implantação do projeto.

O plantio é feito no Parque Estadual da Várzea como uma atividade de formação ecoprofissional dos jovens do NEEs/PJ-MAIS de Embu-Guaçu. Atualmente, doze jovens fazem parte do projeto, sendo que quatro já obtém uma renda mensal aproximada de R$ 700,00. Mais de 8.000 mudas nativas já foram plantadas e cada planta tem sua coordenada exata, podendo ser localizada e identificada via satélite. A quantidade de árvores já plantadas é capaz de neutralizar aproximadamente 824 t de emissão de CO² e restaurar mais de 5 hectares da mata nativa.

Comente