AHPCE inicia o Curso de Formação de Formadores da Rede do PJ-MAIS

A AHPCE iniciou na última sexta-feira, dia 21 de setembro, o curso de Formação de Formadores voltado aos profissionais que atuam nos Núcleos de Educação Ecoprofissional da Rede do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS), na sede da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), localizada no Instituto Florestal, dentro do Horto Floresta, em São Paulo.

Em parceria com o Instituto Florestal, o curso visa proporcionar aos educadores, coordenadores, técnicos  e demais profissionais ligados ao PJ-MAIS, a manutenção e a atualização da metodologia pedagógica, dos objetivos, das políticas, dos princípios e valores que norteiam o programa além de colocar à disposição guias de referência para

a programação de aulas, elaboração de oficinas e de conteúdos que podem ser abordados com os jovens ao longo dos 2 anos de formação integral e ecoprofissional. O curso também pretende orientar e dispor de ferramentas de suporte para a implementação de novos núcleos do programa. Além disso, a Formação de Formadores  tem como objetivo oferecer instrumentos de apoio à gestão de recursos humanos, financeiros e de infraestrutura para os NEEs, além de promover ao participante uma oportunidade de desenvolvimento pessoal.

O curso tem carga horária de 48 horas distribuídas em 8 sextas-feiras, com previsão de término para dia 16 de novembro.

O primeiro dia de curso contou com a participação de aproximadamente 20 inscritos, integrantes dos atuais Núcleos de Educação Ecoprofissional da Rede do PJ-MAIS e de profissionais ligados às áreas de meio ambiente e educação, além de representantes de prefeituras municipais, que pretendem implantar ou reativar núcleos do programa em seus municípios. A abertura foi realizada por Luis Alberto Bucci, coordenador da RBCV, que deu as boas vindas aos participantes.

Neste primeiro encontro, Vanessa Cordeiro, coordenadora da Rede do PJ-MAIS, abordou assuntos como a criação das Reservas da Biosfera pela UNESCO, por meio do programa Homem e a Biosfera; o que as caracterizam, onde estão localizadas no globo e qual a importância para o homem e ao meio ambiente; a criação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e o início do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social neste contexto; o resgate histórico do programa e seus resultados até a data atual, além de esclarecer informações sobre os serviços ecossistêmicos. Os participantes trocaram experiências em relação à inserção dos jovens no ecomercado de trabalho por meio da capacitação em turismo sustentável, sistemas agroflorestais e consumo, lixo e arte; narraram casos de sucesso com trabalhos de iniciação científica e compartilharam problemas e soluções quem envolvem o desenvolvimento dos jovens durante o processo de formação.

No segundo dia de curso, realizado no dia 28 de setembro, Ondalva Serrano, fundadora e Diretora Adjunta da AHPCE, introduziu o módulo sobre Formação Integral do Ser Humano, tema dos próximos dois módulos.

Neste dia os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Mirante da Pedra Grande, no Parque estadual da Cantareira, de onde se vê parte da cidade de São Paulo. De lá de cima é possível compreender o que é o Cinturão Verde de São Paulo e porque ele é tão importante!

Veja as fotos do evento:

Dia 01 – 21/09/12

Dia 02 – 28/09/12

Comente