Ahpce divulga sua experiência em Educação Integral no 57º Congresso Paulista de Municípios

Do dia 2 ao dia 6 de abril a AHPCE participou do 57º Congresso Paulista de Municípios, no centro de exposição Mendes Convention, em Santos. O tema desta edição foi Municipalismo: União por Novos Tempos e promoveu a discussão sobre as principais questões que afetam diretamente o dia a dia dos nossos municípios. Os convidados também puderam aproveitar a exposição de produtos, serviços e tecnologia, para conhecer alternativas que levam à modernização de suas administrações públicas. Estiveram presentes prefeitos, vereadores, secretários e assessores de mais de 400 prefeituras do estado de São Paulo. Na quinta-feira, dia 4, o Ministro da Educação Aloízio Mercadante realizou uma palestra em que defendeu a expansão das Universidades e Institutos Federais. A AHPCE teve a oportunidade de divulgar aos visitantes sua experiência em Educação Integral com jovens e crianças.

“Entendemos por Educação Integral a integração de currículo para o desenvolvimento global de crianças e adolescentes, por meio de atividades interdisciplinares e diversificadas com a participação de outros atores sociais como as famílias, a comunidade e as instituições civis organizadas. Para alcançar os objetivos da Educação Integral acreditamos que seja necessária a ampliação do tempo de permanência dos educandos no processo educacional transitando por diferentes linguagens, espaços educadores e áreas do saber humano.

Buscando contemplar a Educação Integral em Período Integral, viabilizamos atividades que abarquem as diversas áreas da vivência e convivência humana e ambiental, no período de turno complementar, possibilitando a ampliação das aprendizagens.

Em nossa prática pedagógica buscamos desenvolver a visão globalizante da realidade sistêmica, transitando por espaços educadores interativos, saudáveis e éticos em respeito ao programa potencial singular de cada ser humano”. Ondalva Serrano – Doutora em Agronomia e ex-docente pela ESALQ-USP. Fundadora e conselheira de gestão da AHPCE. Desenvolvedora da metodologia e coordenadora pedagógica da rede de núcleos do Programa de Jovens com apoio da UNESCO. Coordenadora pedagógica do Projeto Escolinha do Futuro de 2009 a 2011. Membro da equipe pedagógica da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil – UNEFAB – e difusora da metodologia na França e Espanha.

Há 16 anos a AHPCE em parceria com o Instituto Florestal e com o apoio da UNESCO, promove a formação integral e ecoprofissional de jovens entre 15 e 21 anos de idade, moradores de zonas periurbanas e entorno de áreas protegidas da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV), estudantes do ensino fundamental II e médio da rede pública de ensino, no contraturno escolar. São oferecidas, no período de dois anos de formação, seis oficinas temáticas: Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentáveis (PROMAFS), Agroindústria Artesanal, Consumo, Lixo e Arte, Turismo Sustentável, Formação Integral e Iniciação Científica.

Em parceria com a Secretaria de Educação de Osasco, há 5 anos a AHPCE realiza o projeto Escolinha do Futuro que tem como objetivo contribuir para desenvolvimento educacional e social de crianças matriculadas no ensino fundamental da rede municipal de Osasco, por meio de atividades complementares (artísticas, culturais, esportivas) no contraturno escolar, sendo uma opção de Educação Integral. Atende em média 15.000 crianças por ano em 56 unidades escolares do município.

São oferecidas atividades educacionais artístico-culturais como Teatro e Dança, Música, Circo e Capoeira; atividades de Apoio Pedagógico e Xadrez (APX) como Meio Ambiente, Cidadania desde a Infância, Educação para o Trânsito, Jogos Cooperativos e Xadrez; e atividades motoras de tipificação esportiva como o Judô, Karatê, Futebol de Campo, Futsal, Basquete e Vôlei.

Assista ao vídeo das atividades do projeto Escolinha do Futuro.

Comente