AHPCE 15 anos

Programa de Jovens, Agroecologia Urbana, Avaliação Ecossistêmica, Neutralização de Carbono, EncontrArte, Escolinha do Futuro, Rota Gastronômica do Cambuci, Ângela de Cara Limpa, Fabulocidades…

…são 15 anos de muita realização que a AHPCE comemora neste ano de 2012!

Em busca de uma sociedade pautada numa economia mais justa, na integração do homem com a natureza de forma sustentável, na geração de oportunidades e renda para integrar socialmente valorizando e preservando os recursos naturais que sabemos que são essenciais à nossa existência, a AHPCE vem desenvolvendo diversos projetos e programas nas áreas ambiental, social, educacional e artística.

Graças ao empenho e engajamento de associados comprometidos com a sua missão, aos parceiros que compartilham da sua visão e aos beneficiários que abraçam a sua causa, a AHPCE chega hoje a sua maturidade e colhe os frutos de muito trabalho.

Graças ao empenho e engajamento de associados comprometidos com a sua missão, aos parceiros que compartilham da sua visão e aos beneficiários que abraçam a sua causa, a AHPCE chega hoje a sua maturidade e colhe os frutos de muito trabalho.

Para os anos vindouros, a AHPCE pretende continuar contribuindo com a construção de um modo de viver sustentável, solidário, saudável e justo.

A AHPCE agradece a todos aqueles que fizeram e fazem parte desta história!

15anos_site

No dia 1º de maio de 1997 nascia a AHPCE, em São Roque.  Nos seus primeiros anos de vida foi implementado o Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, que também é debutante. Hoje chamado de Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social, o programa foi premiado pela UNESCO e  já capacitou mais de 2000 jovens com oficinas de Sistemas Agroflorestais, Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentáveis, Turismo Sustentável, Formação Integral, Consumo, Lixo e Arte e com o Empreendedorismo-Escola em mais de 15 municípios, que formam uma rede. Com isso, colaboramos com o ingresso de jovens na sociedade, com a geração de renda e com a expansão da consciência aliada à conservação ambiental.

É esse o futuro que a AHPCE deseja vislumbrar: uma sociedade mais justa, economicamente solidária e participativa, que respeita e utiliza de forma inteligente os recursos naturais disponíveis porque sabe que são provedores de vida. Não só de vida, mas de qualidade de vida.

Alinhados a estes conceitos, outro projetos ganharam vida nessa história: A AHPCE é parceira do Instituto Florestal na Avaliação Sub-Global da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. Esta Reserva abrange 78 municípios, abarcando regiões metropolitanas, bacias hidrográficas, unidades de conservação, áreas cultivadas e cerca de 23 milhões de habitantes, equivalente a mais de 10% da população brasileira e é fundamental na provisão de serviços ambientais aos seus habitantes. Esta avaliação busca compreender a inter-relação entre serviços ecossistêmicos e bem-estar humano e como as ações humanas sobre os ecossistemas impactam esse bem-estar.

Antes dos termos economia solidária, sustentabilidade e ecomercado entrarem na moda, a AHPCE já colocava a mão na massa e hoje realiza diversos projetos que tem tudo a ver com estes temas. Na zona sul de São Paulo, mais precisamente no Jardim Angela, umas das regiões mais carentes e violentas da capital, o projeto Angela de Cara Limpa surgiu para destinar corretamente os resíduos sólidos descartados no bairro e por diversas empresas e transformá-los em produtos bacanas, pelas mãos talentosas de seus moradores, a quem havia poucas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Assim, o trabalho de um grupo de mulheres e de um grupo de jovens, com o tempo tornou-se em ecoempreendimentos: o Papel de Mulher e o Reciclegami.

Integrar o ser humano e o meio ambiente de forma sustentável, gerar renda e promover o que a natureza tem de melhor. Essa missão, fez com que a entidade acabasse se engajando e hoje coordenando a Rota Gastronômica do Cambuci, que promove a produção, o consumo e o comércio da fruta Cambuci, que é nativa da Mata Atlântica paulista e permite não só a confecção de pratos deliciosos como produtos cosméticos, por exemplo. É o resgate do verdadeiro sabor do nosso país, não só por meio do Cambuci, mas por outras frutas nativas também, como o araça, a uvaia, o grumixama,etc. Hoje 12 municípios integram a Rota Gastronômica do Cambuci.

Educação e Arte também fazem parte da missão da AHPCE, não podemos esquecer. Educação de qualidade e a Arte como instrumento transformador. Por estes ideais são norteados o Projeto Escolinha do Futuro, o projeto Fabulocidades e o Encontrarte. O Projeto Escolinha do Futuro tem parceria da AHPCE com a Secretaria de Educação de Osasco, desde 2008 e hoje atende 15.400 crianças da rede pública de ensino oferecendo atividades culturais, artísticas, esportivas e de cidadania no contraturno escolar, com educadores constantemente capacitados. Os índices da melhora do rendimento escolar e relacionamento com a família para os alunos atendidos confirmam o sucesso que é um trabalho executado com seriedade e compromisso.

O projeto Encontrarte começou em 2009, no Mato Grosso. Seu objetivo é articular e fortalecer a rede de prevenção a uso de drogas por meio de intervenções artísticas, oficinas de teatro e caminhadas de conscientização. Hoje passa por 9 municípios do Estado de São Paulo e tem apoio da deputada federal Aline Correia. Suas peças são bem-humoradas e tratam o tema honestamente. Já o programa “Teatro das Fabulocidades” nasceu em 2009 e promove  atividades artístico-culturais voltadas à questões sociais, possibilitando meios capazes de promover discussões e reflexões de assuntos de fundamental importância, tais como: práticas educacionais, ética, drogas e sustentabilidade. Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo estão direcionados a públicos de todas as idades e são compostos por um repertório diversificado, tendo sempre o foco na valorização da vida.

Hoje a HPCE também atua na Neutralização de Carbono e na Agroecologia Urbana.

Em parceria com a Oficina do Carbono, a AHPCE já recuperou mais de 3 hectares do Parque da Várzea, em Embu-Guaçu, realizou o plantio de mais de 5000 mudas e neutralizou aproximadamente 500 toneladas de CO2. Tudo isso gerando renda e inclusão social aos jovens do programa PJ-MAIS. Seguindo rígidos critérios científicos na contagem de mudas necessárias para neutralizar cada tonelada emitida de carbono na atmosfera, acompanhando o desenvolvimento das mudas para a constatação da eficácia da neutralização, recuperando áreas degradadas e capacitando jovens, a AHPCE promove um trabalho diferenciado nesta questão.

Valorizar a nutrição e a saúde e promover a produção e o mercado da agricultura orgânica no perímetro urbano, capacitar e gerar renda a famílias da periferia e aproveitar espaços urbanos obsoletos. Este é mais um dos desafios assumidos pela AHPCE, desde 2010. Frutas, verduras, legumes e ervas medicinais. Produzidas, vendidas e consumidas dentro da cidade. Para que este sonho se tornasse realidade foi preciso investimento em tecnologias agroecológicas, transferência de conhecimento e  estudos mercadológicos e de agregação de valor à agricultura urbana. Valeu a pena e o projeto que inicialmente estava previsto para 6 meses se estendeu e permanece até hoje.

Para os anos vindouros, a AHPCE espera continuar trabalhando com muito empenho para a construção de uma sociedade pautada na saúde e no bem estar de todos os seres vivos que habitam o Planeta Terra.

A AHPCE agradece a todos os associados, parceiros e beneficiados que constroem este sonho juntos!

Comente