Acompanhe o calendário da Rota do Cambuci e suas novidades em 2014

“A Rota do Cambuci vai além dos festivais, promove novos produtos, ações e o desenvolvimento da gastronomia, que atrai turistas. Assim, o Cambuci é um impulsionador da identidade de nossa região”. Esta frase da parceira da Rota Gastronômica do Cambuci em Salesópolis, a gestora Ana Wuo, resume a importância socioambiental e de desenvolvimento econômico que o fruto da Mata Atlântica traz para os municípios.

A iniciativa, que existe desde 2009, traz avanços a cada ano, com a ampliação do comércio justo e apoio aos produtores familiares, o que não será diferente em 2014, pois além da adesão de novos parceiros, há perspectiva de bom crescimento da produção disponível ao mercado.

Em 2013, a produção no Estado chegou a 200 toneladas do cambuci in natura e até 80 agricultores envolvidos com seu processamento. Em 2014, os municípios de Juquitiba, São Lourenço da Serra, Ribeirão Pires e Bertioga aderem à Rota do Cambuci, e há importante avanço com a organização para a venda em escala da polpa congelada do fruto.

Você pode participar dos festivais gastronômicos da VI Rota do Cambuci que acontecem ao longo do ano, acompanhe o calendário:

05 e 06 de abril – Mogi das Cruzes

12, 13, 19, 20, 26 e 27 de abril – Santo André (Paranapiacaba)

16 a 18 de maio – Rio Grande da Serra

31 de maio – São Paulo (Largo de Parelheiros)

06, 07 e 08/Junho – Salesópolis

13, 14 e 15 de Junho – Paraibuna

06 de Julho – Caraguatatuba (a confirmar)

09 e 10 de agosto – São Lourenço da Serra

12 e 13 de setembro – São Paulo (Mercado de Santo Amaro)

20 e 21 de setembro – Ribeirão Pires

26 e 27 de setembro – Bertioga

outubro – Juquitiba (a confirmar)

11 e 12 de outubro – São Paulo (Mercado Municipal)

Cada etapa do festival, contará com concursos de receita, degustações e atrações típicas.

A Rota é coordenada pela AHPCE, está inserida no Plano de Metas da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV) e conta com a realização dos Festivais com o apoio dos produtores e das Prefeituras Municipais de Juquitiba, São Lourenço da Serra, São Paulo, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Santo André (Paranapiacaba), Mogi das Cruzes, Salesópolis, Paraibuna, Bertioga, do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, Ecotur, restaurante Senzala e Rota Dória.

Comente