A Rota do Cambuci faz 10 anos com shows e plantio de mudas no Largo do Cambuci e no Largo da Batata

Tudo começa na próxima quinta-feira, 22 de março, com um jantar comemorativo dos 10 anos da Rota do Cambuci, no Restaurante Javali, no bairro do Cambuci, com uma exposição dos produtores agroecológicos da Rota, que levam seus produtos artesanais para o público degustar. A seguir, atrações que valorizam o fruto nativo ocupam diferentes espaços da cidade na sexta-feira e final de semana, em homenagem ao coletivo que surgiu em 2008, unindo diversos municípios para resgatar o fruto símbolo dos paulistas.

No dia 23 de março, entre 10h e 18h, tem início a feira de produtos no Largo do Cambuci, com uma diversidade de cachaças, geleias, salgados, sorvetes, cervejas entre outras criações naturais, e uma atração musical especial a partir do meio-dia. O Trio Cambuci & Convidados faz um tributo ao compositor Paulo Vanzolini, que morou e defendeu a identidade cultural inspirada na árvore que deu nome ao bairro.

No dia 24 de março, será a vez dos músicos e produtores ocuparem o Largo da Batata, em Pinheiros, entre 10h e 19h, sensibilizando o público com plantio de um pé de Cambuci. 

Os eventos são uma realização do Coletivo Cambuci em parceria com o Instituto AUÁ, os produtores da Rota do Cambuci e a Momento das Artes, como parte das comemorações dos 10 anos da Rota, ampla iniciativa que combina festivais gastronômicos em mais de 13 municípios todos os anos, um arranjo produtivo sustentável de agricultores, roteiros turísticos e uma rede de pesquisadores do fruto.

A Rota representa a oportunidade de resgate da cultura em torno do Cambuci, de cultivos agroecológicos que recuperam a Mata Atlântica no Cinturão Verde de SP, e de uma rede de comércio justo que reverte em renda para as famílias de produtores. Assim, os festivais associam atividades culturais, troca com produtores, turismo e lazer em cada cidade por onde passam, promovendo a identidade local e impulsionando a economia e diversificação de cultivos nativos.

Os Festivais da Rota do Cambuci acontecem ao longo deste ano em Parelheiros, Bertioga, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Paranapiacaba, São Lourenço da Serra, Paraibuna, São Paulo, Natividade da Serra, Salesópolis, Caraguatatuba, entre outros municípios.

Para saber mais, visite www.rotadocambuci.org.br

Comente