“A Mata Atlântica no seu Quintal” volta ao Mercado de Pinheiros nos 22 anos do Instituto AUÁ

Diversas atividades que permitem o contato direto com a realidade da Mata Atlântica e seus produtores locais serão levadas para o Mercado de Pinheiros, no próximo dia 11 de maio, entre 10h e 17h, em comemoração aos 22 anos do Instituto AUÁ e o mês da Mata Atlântica. Organização pioneira no resgate dos frutos nativos no Cinturão Verde de São Paulo, o Instituto irá distribuir 200 mudas de árvores como Araçá, Juçara, Cambuci e Uvaia para estimular o conhecimento das espécies pelos paulistas.

O resgate desses sabores vem mostrando que é possível gerar renda no campo com sua produção, valorizar a biodiversidade e, ao mesmo tempo, recuperar a floresta em áreas antes degradadas. O evento “A Mata Atlântica no seu Quintal” também marca o lançamento do vídeo Pomares Mata Atlântica, com a história de formação de mulheres agricultoras para o cultivo e beneficiamento de nativas no Cinturão Verde de São Paulo.

A festa acontece no hall central do mercado de Pinheiros, em São Paulo, onde o Instituto atua no Boxe Mata Atlântica e Amazônia em parceria com o Instituto ATÁ e o Instituto Socioambiental. Produtores locais estarão expondo doces, salgados e bebidas à base de Cambuci e sabores nativos, incluindo degustações.

O público poderá aprender a desenvolver receitas especiais com Cambuci em oficinas com os vencedores de melhor receita de pratos e bebidas do Festival do Cambuci de Paranapiacaba: Rosana Martin, moradora da vila histórica, com a receita da torta Martin de Granada com Cambuci às 13h; e Junior Magini, produtor de Parelheiros (SP), ensinando alguns segredos da cachaça de Cambuci com mel, às 15h.

“Penso que venci o concurso pela inovação, pois viso a releitura de receitas tradicionais, como a torta espanhola de Santigado, agregando o Cambuci, para torná-la mais tropical e brasileira. Para mim, a culinária é uma alquimia, usei o cristal de Cambuci desenvolvido por mim para finalizar as receitas, a farinha do Cambuci dos produtores de Parelheiros, além da minha geleia, que leva menos açúcar. Será possível a todos aprenderem para criar em casa após a oficina”, conta Rosana.

O aniversário de 22 anos do Instituto AUÁ marca a criação de uma rede de produtores da Mata Atlântica, a partir do desenvolvimento de iniciativas de mobilização de diversos atores econômicos e institucionais, que vem criando uma nova cultura de consumo desses frutos. “O uso sustentável do bioma no dia a dia é que permitirá sua recuperação”, afirma Gabriel Menezes, empreendedor e presidente do AUÁ.

Confira o evento do Facebook:
https://www.facebook.com/events/602277973589803

Comente