20 anos RBCV – Instituto AuÁ anuncia lançamento do Guia do Programa de Jovens “Desenvolvimento local nas mãos da Juventude”

A cerimônia dos 20 anos da RBCV contou com o anúncio do lançamento da publicação “Desenvolvimento local nas mãos da juventude: Guia do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS)”. Tal publicação tem um significado imenso para o Instituto AuÁ, pois o nascimento da AHPCE (hoje Instituto AuÁ), se deu a partir do Programa de Jovens, para se constituir como a organização da sociedade civil que desse suporte para o desenvolvimento, a mobilização de recursos e as ações do programa.

Isso aconteceu em 1996, e de lá para cá, muitos Núcleos foram implementados, milhares de jovens passaram pelo programa, centenas de ações foram desenvolvidas e encontros da rede do programa foram realizados. “Mas, certamente, o mais importante de tudo é que pessoas e comunidades foram transformadas”, expressa Arianne Brianezi, gestora do PJ-MAIS.

Assim, a nova publicação revela em profundidade os resultados, a trajetória, a metodologia e a riqueza de experiências de jovens, educadores e coordenadores de Núcleos, nos 18 anos do Programa. Todo o trabalho do PJ-MAIS o é focado em duas grandes frentes: a formação integral e a capacitação ecoprofissional dos jovens. E frente a estes dois grandes objetivos, o ser humano em sua totalidade e na sua relação criativa e equilibrada com o meio, é o cerne das atenções e das atividades dos Núcleos.

A expectativa do Instituto AuÁ é que o leitor consiga perceber esta riqueza e potencial, visíveis nas experiências vividas e convividas no âmbito da rede de Núcleos do programa. E a partir daí, receber o convite: que mais pessoas e instituições, comprometidas com o empoderamento da juventude e das comunidades para a sustentabilidade, sintam-se convidadas a integrar essa rede, enriquecê-la, fortalecê-la e até ampliá-la, proporcionando transformações significativas em suas realidades e na vida dos jovens.

IMG_0822

Com cerca de 90 páginas, em formato eletrônico, o guia está dividido em três capítulos que permitem uma compreensão panorâmica do tema até o foco na realidade local:

I – Caminhos para Transformações Locais – discute o contexto da RBCV, do jovem, da sustentabilidade, do ecomercado e do desenvolvimento de base local

II – Formando o Ser Humano Integral – aprofunda a metodologia do PJ-MAIS

III – Agora é a Sua Vez – orienta a estruturação do Núcleo segundo a metodologia, na forma de um passo a passo.

Todo o material é acompanhado de Boxes explicativos, detalhando o conteúdo, Histórias, sobre a prática nos municípios, Dicas, associadas ao texto, e Curiosidades, para aprofundamento no tema.

Interessados em obter a publicação podem entrar em http://www.pjmais.org.br/

Comente