15 MOTIVOS PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO AUÁ EM 2019

O Instituto AUÁ comemora hoje seu aniversário de 22 anos de vida e compartilhamos com os parceiros, colaboradores e simpatizantes as principais conquistas de 2018!

– Mais de 250 mil reais distribuídos em equipamentos, como freezers, ultracongeladores, caixas, telas, balcões e materiais didáticos, assim como capacitações agroecológicas para 30 agricultoras e 5 beneficiadores dos municípios de Salesópolis, Paraibuna e Natividade da Serra (SP).

– Cerca de 500 mil reais investidos pelo Instituto na compra de Cambuci, Juçara e outras espécies nativas da Mata Atlântica, cultivadas por mais de 80 pequenos agricultores do Arranjo Produtivo Sustentável, no entorno da Serra do Mar Paulista.

– 120 hectares de área agrícola comum mapeados, com Plano de Manejo Agroecológico realizado pelo Pomares Mata Atlântica, junto a 43 produtores dos municípios de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis (SP).

– 16 Festivais do Cambuci realizados em 2018 e 19 Festivais programados para 2019, em 15 municípios, para cerca de 100 mil pessoas de público circulante, completando 11 anos de Rota Gastronômica do Cambuci.

– Aprovação do projeto para formação da Rede de Produtores da Mata Atlântica, junto ao Edital ECOFORTE da Fundação Banco do Brasil, para distribuição em 2019 e 2020 de 600 mil reais em equipamentos e mais 400 mil reais em capacitações e ações de abertura de mercado para grupos agroecológicos, inicialmente nos municípios de Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Paraibuna, Natividade da Serra, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Pindamonhangaba (SP). 

– Comunicação com alcance de mais de 10 milhões de pessoas sobre o trabalho da Rota do Cambuci, seus Festivais Gastronômicos, o Arranjo Produtivo Sustentável e o modelo agroecológico de recuperação da Mata Atlântica em São Paulo, através de mídias como Globo Rural, Repórter Eco, SPTV, Diário da Manhã (globo), Vídeo Prêmio WWF Desafio Ambiental e outras. 

– Mais um ano de parceria com o Instituto ATÁ, Instituto Socioambiental (ISA), Central do Cerrado, chef Rodrigo Oliveira e chef Marcos Livi no programa de valorização dos Biomas Brasileiros no Mercado Municipal de Pinheiros, junto à prefeitura de São Paulo.

– Reconhecimento pelo Prêmio Internacional Latinoamerica Verde, da Rota do Cambuci e a Rede de Produtores da Mata Atlântica, como um dos 500 melhores projetos sociais e ambientais da região.

– Cadastramento de mais de 800 consumidores, com giro de mais de 5 toneladas de alimentos orgânicos e renda de mais de 300 mil para pequenos produtores do Cinturão Verde de São Paulo, ligados ao empreendimento Banca Orgânica, desde sua fundação.

– Sistematização da metodologia de educação integral idealizada por Ondalva Serrano nos 22 anos de atuação no Instituto AUÁ, e lançamento da primeira publicação do Manual de Estudos Vibracionais em formato digital, da série dos instrumentais de autoconhecimento.

– Parceria com o programa de Valorização Social do Sesc SP para capacitação em Empreendedorismo Socioambiental, com certificação de 80 participantes em 2018 na unidade de Sorocaba; e em 2019 atendendo 40 pessoas na unidade de São José dos Campos, em parceria com o Eco Pátio 21.

– Aprovação de projeto para reconhecimento de indicação geografica do Cambuci da Mata Atlântica Paulita, junto ao Instituto Federal – Unidade Susano.

– Aprovação de projeto junto ao PROAC, para apoio de até 350 mil Reais para os Festivais do Cambuci de 2019.

– Ampliação do Programa Meio Ambiente nas Escolas para Educação Ambiental e Logistica Reversa do Óleo de Cozinha Usado, junto às escolas publicas, municipais e estaduais nos municípios de Mairinque, Itapecerica, Carapicuiba, Cotia e Embu das Artes, com apoio da Cargil, ADM do Brasil, Luiz Drefifus e Incopa.

– Aprovação do Instituto AUÁ no processo seletivo de organizações para apoio em gestão pela consultoria FEA Social da Faculdade de Economia e Administração da USP para os próximos meses.

Agradecemos a todos os parceiros que apoiam nosso trabalho para um mundo melhor, mais justo e saudável, atuando nas esferas públicas e privadas, para superarmos juntos os desafios e as dificuldades, os erros e os acertos desse caminho pela conservação e a sustentabilidade socioambiental!

1 Comentário

  1. Sulalia

    Parabéns por toda a atuação que vem desenvolvendo e fazendo a diferença durante estes anos todos, fazer a diferença não é para todos, mas sim para os competentes escolhidos.
    O AUÁ é importantíssimo para nossa sociedade, pois consegue fazer a transformação por onde atua.

Comente